terça-feira, 23 de junho de 2009

Casamento indiano ou hindu



Casamento indiano ou hindu

casamento muito interessante e que reflete os votos de amor, longevidade e fidelidade que ambos os noivos carregarão durante toda uma vida juntos.

Falo sobre o Vivaha. É o mais importante ritual de casamento hindu. Os indianos acreditam que a vida em família é o estado natural dos seres humanos, onde nós temos mais chance de sermos felizes e realizar nossas mais altas aspirações. Acreditam que assim como os seres vivos dependem do ar para respirar, a sociedade depende das famílias para existir.

Com esta crença, os casamentos dentro do hinduísmo possui hinos e rituais simbólicos e profundos, que traduzem todo o amor, dedicação e confiança que os noivos fazem através de votos e gestos durante a cerimônia. A intenção é demonstrar às famílias (dos noivos, parentes e amigos), o real sentimento que existe entre o casal.

Foto: Divulgação

Casamento hindu

Os nós simbolizam a união sagrada do casal


Faz parte do ritual: unir as mãos (onde o noivo responsabiliza-se pela felicidade e o bem-estar da noiva), colocar uma guirlanda de flores no amado ( para invocar tudo o que for auspicioso e bom para a união), tocar o coração do(a) noivo(a) (para que ambos se respeitem e se aceitem como são), troca de punhados de sal (para atrair bons sentimentos e afastar maus presságios) e oferendas de arroz (simbolizando um benefício à sociedade e aos necessitados) e iogurte com mel (simbolizando pureza e doçura, que eles querem para suas vidas) para o celebrante do casamento.

Todos com um objetivo em comum: invocar felicidade, paz, prosperidade e fertilidade para o matrimônio que se inicia.

Este ritual possui o nome de Vivaha porque a união do casal não é assinada como um contrato e testemunhada, como nos casamentos tradicionais. Este momento significa a sacralização de uma união baseada no amor, carinho, confiança e respeito. O casamento neste ritual é visto como uma força além dos dois elementos (os noivos) a serem unidos, possuindo uma terceira força chamada de Dharma (que significa união, o que os mantêm fiéis).

Abaixo alguns dos hinos da cerimônia, traduzidos em português:

Vagdanam (a "entrega de palavra")

Em uma parte do ritual, o pai da noiva verte uma colher de água no solo, simbolizando o sacrifício que a família está fazendo para deixar a noiva partir. Como condição para deixar sua filha partir, ele pede um juramento do seu novo genro: "Quero que você jure que fará minha filha feliz, realizada e próspera". O noivo, deve repetir por três vezes seguidas: "Tenho sucesso na missão de fazer minha esposa feliz, realizada e próspera".

Vivaha (a união)

Na segunda etapa do Vivaha (chamada Panigrahana), o noivo segura a mão direita da noiva e diz: "Tomo tua mão em nome da felicidade. Que vivas uma vida muito longa e feliz comigo, teu marido. As forças da natureza te deram a mim e me deram a ti. Tu és a terra, eu sou o céu. Casemos e tenhamos descendência. Que tenhamos muitos filhos e que eles vivam uma vida longa. Que possamos ver cem outonos juntos". O noivos se responsabiliza pela felicidade e o bem-estar da noiva.



Saptapadi (significa "sete passos")

O Saptapadi consiste em andar juntos por sete passos em direção ao norte. A cada passo, eles fazem seus sete pedidos, pronunciando estas palavras: "Um passo pelo nosso amor, dois passos para termos bons alimentos, três passos pela nossa força, quatro passos pela nossa felicidade, cinco passos pela prosperidade, seis passos pelos filhos que teremos, sete passos pela devoção". Essa fala pode ser dita pela noiva ou pelo noivo.

Após o ritual de união

O oficiante (celebrante do casamento) esparge algumas gotas de água sobre a esposa e diz: "Que as águas, pacíficas e abençoadas, te sejam favoráveis. Que possam sempre te curar". Este é um ritual de purificação, que simboliza a aniquilação dos Karmas resultantes de toda ação errada que ela possa ter cometido no passado.
Neste momento, o marido toca o coração da esposa e diz: "Que teu coração possa viver no meu. Que tua mente possa viver na minha. Que possas ser feliz e desfrutar no meu mundo. Te aceito do jeito que és".

(Fonte: yoga.pro.br)

Espero que tenham gostado, foi uma curiosidade, um ritual muito romântico, profundo e cheio de significados. Aos amantes de yoga e da cultura indiana, vale a pena pesquisar mais sobre o assunto. Acredita-se na Índia, que os deuses Shiva e Parvati, passaram por estes rituais e tiveram um casamento feliz e próspero, desde então, seguem o ritual.

ilhas gregas















habitos saudáveis parte I


Link
hábitos saudáveis da mulher inteligente
Incorporar à rotina atitudes que comprovadamente previnem doenças pode somar anos à vida. Dê esse passo à frente e assuma o comando da sua saúde

Cristina Nabuco | Foto modelo Yasmin Mitri, L’Equipe, Chris Parente
Bons hábitos fazem viver mais e melhor. O número mais recente indica que eles reduzem 55% o risco de morte por doenças cardiovasculares e câncer, dois algozes da atualidade. Publicado em setembro no BRITISH MEDICAL JOURNAL, é o resultado de um estudo americano da Escola de Medicina de Harvard, que avaliou 77 872 mulheres entre 24 e 59 anos por mais de duas décadas. Pôr em prática essas atitudes é tomar nas mãos o controle da saúde. Afinal, como diz a música SERRA DO LUAR, cantada por Leila Pinheiro, “viver é afinar o instrumento de dentro pra fora, de fora pra dentro”.


1. Respeitar o corpo

As solicitações são tantas, entre casa, trabalho, filhos e atividades sociais, que esquecemos das nossas necessidades básicas. É comum ignorar a fome e a sede, driblar a vontade de ir ao banheiro, abrir mão de horas de sono. Além do cansaço e do stress, esses descuidos podem custar muito caro à saúde. “Ficar horas sem beber água e segurar a urina por longos períodos aumenta o risco de cistite, infecção da bexiga que afeta metade do sexo feminino ao menos uma vez na vida”, avisa o urologista Fernando Vaz, do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. Adiar o uso do toalete também favorece a prisão de ventre, enquanto atrasos na refeição e substituição dela por lanche provocam dores de cabeça e queda no rendimento. Observar os limites do organismo é indispensável.


2. Alimentar-se bem
A nutricionista Lara Natacci, de São Paulo, sugere três medidas muito simples para melhorar a dieta. A primeira é ingerir pelo menos cinco porções diárias de hortaliças e frutas, sob a forma de sucos, saladas e sobremesas – esses vegetais são as principais fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de ter ação antioxidante, protegendo contra distúrbios cardiovasculares, diabetes e câncer, entre outros males. A segunda medida é o consumo diário de grãos integrais, cereais e leguminosas. Eles são grandes fornecedores de fibras, que estimulam o funcionamento intestinal e ainda ajudam a reduzir o colesterol. E a terceira medida consiste em tomar de 1,5 a 2 litros de água por dia para favorecer a digestão, melhorar a absorção e a circulação dos nutrientes e facilitar a eliminação de resíduos. Beber muita água também pode ajudar a manter a pele e os cabelos sempre bem hidratados.


3. Fracionar a dieta
Comer pequenas porções cinco ou seis vezes ao dia, em vez de fazer refeições abundantes, contribui para a digestão e o melhor aproveitamento dos nutrientes. Segundo Lara, isso evita que o cérebro interprete o período de estômago vazio como escassez de alimento e desacelere o metabolismo para poupar energia, provocando acúmulo de peso. O jejum aumenta a secreção de cortisol, o hormônio do stress, que, além de manter a pessoa tensa, favorece o depósito de gordura no abdome. O truque é ter sempre à mão um lanchinho, como frutas frescas ou secas, iogurte ou barrinha de cereais.

4. Fazer exercícios
Para garantir a extensa lista de benefícios dessa prática, que inclui desde a melhora da função cardiovascular até o alívio do stress, é preciso regularidade. Não adianta caminhar ou aparecer na academia só quando dá tempo. Se está difícil incluir o hábito na rotina, reserve um horário para se exercitar no período do dia em que se sente mais disposta e organize a agenda em função dele. “O melhor é priorizar os exercícios aeróbicos – caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta –, que previnem contra doenças do coração, e as atividades de força, como musculação, que evitam a perda de massa muscular e a osteoporose”, ensina o professor de educação física Sérgio Garcia Stella, coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício, das Faculdades Integradas de Santo André, na Grande São Paulo. Dança, boxe, ioga e modalidades aquáticas são boas opções para quem não gosta de malhação. O importante é ter orientação especializada – para afastar o risco de lesões – e passar antes por uma avaliação médica.

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog