terça-feira, 30 de junho de 2009

compulsão sexual

Na prática, os especialistas identificam que há um problema que demanda tratamento quando o paciente transforma o sexo como recompensa para suas atividades do dia-a-dia. Ele permanece insaciável e precisa do prazer sexual impulsivamente, sem se preocupar com as conseqüências éticas, morais e legais do seu desejo , afirma a psicóloga. O mal encaixa-se na lista dos Transtornos Obsessivos Compulsivos, segundo o entendimento mais recente dos pesquisadores.

E não pense que só os adultos são as vítimas. Segundo a especialista, a partir dos três anos de idade, já é possível encontrar casos de compulsão. Isso acontece nas crianças que se masturbam demais, causando constrangimento aos pais. Nos casos infantis, entretanto, o diagnóstico é mais complicado, afinal a criança ainda não tem noção das atitudes que podem ou não ser realizadas publicamente. Ao sinal de qualquer desconfiança, a melhor saída é procurar aconselhamento psicológico com um profissional voltado ao trabalho com crianças.

Entre os adultos, por sua vez, os homens destacam-se como as maiores vítimas da compulsão por sexo. Pesquisas feitas com base em tomografias computadorizadas do cérebro masculino e feminino indicam que a atividade sexual entre os homens é mais intensa, portanto a incidência de distúrbios nessa área tende a ser maior entre eles do que entre as mulheres , afirma a psicóloga.

Mas a virilidade masculina costuma mascarar o problema, constrangendo muitos homens que até desejariam se livrar do problema. Quando o sexo começa a trazer prejuízos para sua qualidade de vida, é sinal de que algo anda mal. Vale ressaltar também que o paciente compulsivo costuma dar várias explicações para seu comportamento assanhado, principalmente numa cultura, como a nossa, que glorifica a performance sexual do homem .

O tratamento combina a prescrição de medicamentos (geralmente, para diminuir a ansiedade) e terapia, necessitando do acompanhamento conjunto de psiquiatra e psicólogo. E adiar a busca de ajuda só tende a piorar a situação: de acordo com Elenice Castelli, existe uma correlação alta entre comportamento sexual compulsivo e parafilias, ou seja, fantasias sexualmente excitantes, com desejos fortes ou ainda comportamento sexual patológico, envolvendo crianças (pedofilia), animais (zoofilia) cadáveres (necrofilia) e fezes (coprofilia).Em geral os transtornos obsessivos compulsivos alcançam a cura com o tratamento adequado.

ninfomania

De ninfomania + -íaco. A palavra vem da combinação dos termos “Ninfa”, Divindade Feminina da Mitologia Grega (Dizem que também se dava este nome aos lábios menores do órgão sexual feminino) e de “mania” (Do Latim loucura, obsessão). Seria o desejo violento e insaciável da mulher em realizar atos sexuais. Não é um transtorno raro. Ultimamente está muito mais voltado às questões sociais do que propriamente às questões físicas.

Como libertar-se da compulsão sexual?


Foto: Divulgação
A compulsão sexual compreende um grande número de fantasias sexuais que ocupam a mente de uma pessoa. Essas fantasias escravizam o indivíduo, já que o mesmo fica impedido de desempenhar outras atividades de maneira dedicada, concentrada e coerente.

A compulsão sexual é uma doença que leva muitas vezes a um comportamento de risco. A erotomania e a ninfomania são termos que indicam um exagero do desejo sexual por parte de um homem e de uma mulher, respectivamente. Mas um profissional da área médica só faz um diagnóstico de compulsão sexual após seis meses de análise.

Existe uma diferença entre compulsão e obsessão; essa divergência se explica na necessidade repetitiva de realizar o ato sexual. Quando a atividade sexual passa a dominar as atividades do dia-a-dia, resultando em danos e fazendo com que a pessoa perca o controle do impulso sexual, sentindo assim uma constante necessidade de buscar sexo (em muitos casos, não necessariamente com o coito), tornando-se dependente, isso é COMPULSÃO. A obsessão compreende uma intensidade menor de ansiedade; por essa razão as suas conseqüências sociais são bem menores.

Uma pessoa não pode ser rotulada de compulsiva somente porque gosta mais de sexo do que outra. Ela simplesmente sente mais necessidade. Mulheres são menos compulsivas por sexo, mas, em compensação, são mais compulsivas por comida. As causas dos distúrbios podem ser várias, mas o processo até a compulsão sexual geralmente é lento. Uma pessoa que teve seus impulsos sexuais reprimidos demasiadamente é uma forte candidata a esse desvio de conduta.

SOLUÇÕES

O profissional indicado para o tratamento de um compulsivo sexual é o psiquiatra ou o terapeuta sexual. Em primeiro lugar é preciso que a pessoa tenha consciência de que é uma compulsiva sexual e de que o transtorno é uma doença. O segundo passo é procurar ajuda. Hoje existem vários tratamentos usados por terapeutas que tratam a ansiedade, buscando a raiz do problema. Muitos indivíduos entram em grupos de auto-ajuda no moldes dos Alcoólicos Anônimos. Nesses ambientes, há várias pessoas com o mesmo problema falando sobre a dependência e como lidar com ela.

Quando Jesus disse “vinde como estás”, Ele sabia exatamente em que situação viria o homem a seus braços. Muitos dos que estão envolvidos em pecados sexuais acham que primeiro devem se consertar para depois procurar a Deus. Errado! Muito errado! O homem por si só não tem condições de se libertar; e ainda que se livre, por um tempo, de uma tentação, é preciso estar debaixo da mão forte do Senhor para resistir às inclinações da carne.

Somente Deus tem poder para restaurar o que o ser humano acha impossível. Só o Seu Espírito é capaz de sondar a medula, que é a parte mais íntima, o interior, o âmago, a essência de um homem, e conhecê-lo tão profundamente, a ponto de poder transformá-lo até naquilo que nem ele acredita que possa ser transformado.

“Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o SENHOR sonda os corações.” (Provérbios 21:2)
Fonte: Agência Unipress Internacional/Nilbe Shlishia

carros importados








Fácil e Difícil







Link
Falar é completamente fácil, quando se tem em mente, as palavras que expressem sua opinião.
Difícil é expressar por gestos e atitudes, o que realmente queremos dizer.

Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ela deseja ouvir.
Difícil é ser amigo para todas horas e dizer sempre a verdade quando for preciso.

Fácil é analisar a situação alheia e poder aconselhar sobre ela.
Difícil é vivenciar esta situação e saber o que fazer.

Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar.
Difícil é mentir para o nosso coração.

Fácil é ver o que queremos enxergar.
Difícil é saber que nos iludimos com o que achávamos ter visto.

Fácil é dizer "oi", ou "como vai ?".
Difícil é dizer "adeus".

Fácil é ouvir a música que toca.
Difícil é ouvir a sua consciência.

Fácil é perguntar o que deseja saber.
Difícil é estar preparado para escutar esta resposta.

Fácil é chorar ou sorrir quando der vontade.
Difícil é sorrir com vontade de chorar ou vice-versa.

Fácil é beijar.
Difícil é entregar a alma!

Fácil é ditar regras.
Difícil é seguí-las.

Fácil é sonhar todas as noites.
Difícil é lutar por um sonho.

Fácil é exibir sua vitória a todos.
Difícil é assumir a sua derrota com dignidade.

Fácil é viver o presente.
Difícil é se desvencilhar do passado.

Fácil é tropeçar em uma pedra.
Difícil é levantar de uma queda, todo machucado.

Fácil é desfrutar a vida a cada dia.
Difícil é dar o verdadeiro valor a ela.

Fácil é rezar todas as noites.
Difícil é encontrar Deus nas pequenas coisas.

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog