domingo, 5 de abril de 2009

PESADELOS

EXEMPLOS DE SONHOS E PESADELOS QUE REVELAM A NECESSIDADE DE AJUDA TERAPÊUTICA
Muitos têm uma idéia errônea acerca dos pesadelos, achando que sua gravidade varia conforme o tema ou o tipo de reação produzida. Embora a sensação emotiva após um pesadelo ou sonho seja a base central que devamos nos apoiar, nem sempre tal conduta é fidedigna na apuração do inconsciente da pessoa. Não há regras fixas na análise e interpretação dos sonhos, e como disse acima, só o estreito contato com o paciente e conhecimento do mesmo pode nos fornecer bases seguras para descobrirmos os intrincados caminhos ocultos dos sonhos. Assistimos nos dias de hoje, mais uma tentativa dos laboratórios lucrarem com os distúrbios do sono, se montando uma verdadeira parafernália científica para provar que os pesadelos são de origem eminentemente fisiológica, descartando a própria origem da psicologia que foi baseada na análise dos sonhos por SIGMUND FREUD. Não se trata aqui de fincar tese em nenhum tipo de corporativismo, mas, ser honesto o suficiente para perceber o drama das relações e núcleo econômico de nossa sociedade como fatores de contaminação de nosso íntimo. Imputar distúrbios psíquicos somente a fatores químicos ou hormonais é no mínimo sabotar a possibilidade de mudança do ser humano. Tudo também é um reflexo ou conseqüência de um modelo de vida que adotamos ou fomos obrigados a incorporar. Obviamente não estou contra a pesquisa médica, mas, apenas ressalto que a mesma deve ter a suficiente humildade para se integrar em outras áreas, coisa que nem sempre acontece.
Voltando ao tema dos pesadelos, a pergunta que todos se fazem é quando os mesmos realmente são indicativos de um distúrbio psicológico? A primeira resposta passa pelos chamados sonhos recorrentes, com uma mesma temática seguidas vezes. Como exemplo cito o sonho de estar de volta a escola, colegial ou faculdade, sendo que o indivíduo já completou tal etapa. No primeiro texto falei que esse tipo de sonho revela alguma incompletude da pessoa, ou um processo inacabado. O fato é que tal sonho irá “martelar” a mente do indivíduo até que o mesmo perceba sua fuga de um processo que teme ou teima em não resolver. O simbolismo da volta ao aprendizado escolar é mais do que claro, sendo que a pessoa “cabulou” literalmente “um evento traumático de extremo sofrimento ou angústia. Notem que este tipo de sonho não possui nenhum conteúdo apavorante, mas revela a inércia da pessoa perante seu medo ou complexo de inferioridade. O psiquismo passa a punir alguém que acha que pode tranqüilamente se furtar de determinada operação não concluída. É até um processo lógico, se pararmos para refletir mais detalhadamente. Mas quais pontos não resolvidos este tipo de sonho mostra? Geralmente eventos de inveja e comparação perante o meio do sujeito, sendo que o mesmo fugiu efetivamente de uma situação de prova que talvez não pudesse assimilar. Sonhar com uma etapa anterior significa também que a pessoa acumulou um exacerbado sentimento de culpa perante uma situação, regredindo oniricamente ao evento traumático. Os sonhos são a prova psíquica de que não usamos nosso potencial mental na vida consciente. Eles nos oferecem desconhecimento e uma certa excitação para aquele que empreende efetivamente sua jornada interior.
Sonhar com perseguições de assaltantes, seqüestros, armas de fogo; caso tais acontecimentos não tenham realmente acontecido na realidade, denotam medo e insegurança da pessoa no tocante a perder algo valioso. Antigamente este tipo de sonho era muito interpretado em conflitos de ordem afetiva, se relacionando assalto ao medo de perder alguém especial. Embora isto possa ocorrer, creio que este tipo de sonho têm hoje em dia um aspecto eminentemente social, revelando principalmente o pânico do desemprego e miséria econômica. Não podemos nos esquecer que o simbolismo psíquico altera ou se mantém conforme os valores ditados pela sociedade. Se pudesse ser feita uma pesquisa em cima deste conceito, descobrir-se-ia que este tipo de sonho citado ocorria em demasia no final da década de 20, no transcorrer do crack da bolsa de valores que causou enorme depressão econômica. Sonhos de caráter erótico quase nunca revelam distúrbios psicológicos, mas, ao contrário do que muitos pensam, não dizem necessariamente de uma tentativa inconsciente de satisfação sexual; alertam para o fato de que a pessoa está carenciada e insatisfeita nessa área.
A seguir, relatarei pesadelos ou sonhos que afetaram em demasia os pacientes, e tentarei fazer sua análise para que este estudo possa abranger o maior número possível de pessoas e situações. Novamente observo o fato de que não é o tema ou susto que dá a dimensão do problema psicológico, mas tão somente como se insere na vida do indivíduo.
“Sonhei que minha casa possuía cômodos que eu desconhecia; comecei então a fazer uma visita aos mesmos, num misto de alegria e preocupação com o que poderia acontecer ou o que iria encontrar. Meu medo de insetos ou outros animais era muito grande; subindo na parte de cima da casa, notei que um determinado cômodo estava para despencar; só me regozijava o fato de ter descoberto que poderia ter mais um quarto”. O paciente tinha este sonho com certa freqüência, e passou a se incomodar com o mesmo por não perceber seu significado. Medo de insetos ou determinados animais, remonta à infância, sendo que é algo comum, desprovido de maiores detalhes psicológicos. O interessante é o próprio indivíduo no sonho desconhecer a capacidade física ou os recursos de que dispõe. Este sonho o alerta para uma estagnação em sua vida, e o quanto poderia crescer, caso expandisse seu conhecimento ou atuação. O cômodo que ameaça despencar reflete o medo de mudar ou iniciar algo, está em cima da casa inclusive, o que denota simbolicamente arrojo ou algo mais expansivo. Finalmente a satisfação de um quarto maior, reflete embotamento afetivo e limitação de seus sonhos ou projetos, pois está encerrado em determinado lugar.
O pesadelo a seguir é impressionante no tocante ao sofrimento que causou à pessoa:
“Tive uma certa discussão e fui parar num hospital psiquiátrico; senti uma tremenda injustiça; e por mais que argumentasse sabia de que nada adiantaria. Planejava minha fuga; mas acabei contido por diversas vezes; sendo que ia ser medicado e tomar eletrochoques. Fui levado a sala de uma psiquiatra que com toda a frieza do mundo nem quis saber de minhas explicações. O mais estranho é que quando olhava em volta não haviam pessoas com distúrbios psicológicos, mas indivíduos que não aceitaram humilhações impostas pela sociedade. Num vacilo da segurança consegui chegar até o portão de entrada, não encontrei guardas; apenas alguns internos esperando para sair. Notei que havia uma lista na parede, do tipo daquelas de um resultado de vestibular, e percebi que meu nome constava entre os primeiros. Num primeiro momento sabia que aquilo tudo era um pesadelo e que iria acordar, mas, sentia que novamente a imagem daquele terror invadia minha mente.”
Realmente é incrível como nosso inconsciente pode ser tão torturante em determinadas situações, e o simbolismo da psicose ou loucura incubada no mesmo soava como uma horrenda humilhação. A extrema politização da temática é interessante, sendo que não nos causa estranheza todo tipo de injustiça e violência que se comete num lugar desses, em nome do enquadramento social. Mais incrível ainda é não encontrar o tipo “lunático”, mas pessoas comuns que simplesmente ousaram questionar determinadas regras; é quase que o roteiro de um filme dramático e real. O fato de estar nas primeiras colocações numa lista de vestibular revela a lendária dicotomia entre a loucura e genialidade, e a própria pessoa acaba não distinguindo qual das duas é sua verdade interna. O paciente contou que teve este sonho após se encontrar no mesmo dia com uma pessoa que considera infeliz e negativista, sendo que acreditou numa espécie de influência negativa contra sua pessoa, isto seria possível? A psicologia tradicional advoga que o sonho é posse exclusiva de quem o teve, excluindo qualquer tipo de influência citada. Penso ser este um conceito racional e limitado, pois assim como um vírus é transmitido para milhares de pessoas, o mesmo acaba acontecendo com o processo psíquico. Se a pessoa se encontra debilitada ou sua sensibilidade não possui canais de contenção, fatalmente absorverá literalmente o “lixo” do processo mental do outro.
A própria psicologia historicamente descreveu este processo como contratransferência- sendo os sentimentos do terapeuta em reação ao que o paciente lhe passa, causando distúrbio e conflito no primeiro. A questão da negatividade passa por forçar que o outro seja uma espécie de receptor para os conflitos não resolvidos da pessoa, e a única solução é manter um certo desinteresse ou distanciamento quando sentirmos nossa limitação em poder efetivamente fazer algo pelo outro. Não se trata de ausência de compaixão, mas mantermos também nossa saúde psíquica. A sabedoria também passa pela conscientização de quando realmente podemos ser úteis.
“Sonhei que estava num determinado lugar; haviam vários equipamentos eletrônicos de toda espécie, porém, não conseguia os desligar, e uma senhora muito idosa apontava todas as falhas nas engenhocas; percebi então que aquela casa tinha sido minha há várias décadas ou em outra reencarnação”. Novamente vemos o duelo dos opostos neste sonho. A tecnologia moderna, mas sempre falhando versus alguém antigo mas cheio de sabedoria. A senhora no sonho tinha o significado para este paciente de que sua capacidade afetiva não tinha sido realizada até o presente momento. Na elaboração em consultório o mesmo se conscientizou que os anos se passaram e nunca tinha experenciado uma relação profunda. Notem que o retorno a casa ou crença na reencarnação é exatamente o ponto que estava discutindo acima, enquanto determinado conteúdo psíquico não for resolvido, seu retorno virá sob os mais variados temas e disfarces. A dívida mental nunca expira.
“Sonhei que tinha sido escolhido para ser visitado por um grande astro de cinema; quando o mesmo chegou começou um grande tornado; notei que parte de minha casa estava destruída e a água começava a entrar; logo comecei uma luta corporal com o astro citado; depois tudo se acalmou e nos tornamos amigos. Ele foi embora e contei para todos os meus conhecidos a sorte de ser visitado por uma celebridade; foi quando notei que a assessora do mesmo não tinha ido embora, e tomei uma enorme bronca por estar relatando detalhes íntimos do ator”. Este sonho têm muito a ver com o distúrbio psicológico chamado de “neurose de êxito”. Já acompanhei centenas de pessoas que lutam incansavelmente por uma promoção ou cargo, e assim que o obtém, entram numa espécie de “choque ou paralisia psíquica”, temendo a perda a todo o momento, ou achando que não conseguirão desempenhar satisfatoriamente a nova função. Muitos atribuem esse processo a uma culpa internalizada; apenas acrescento uma incrível dificuldade de lidar com a inveja ou competição. A terapia é primordial nestes casos, pois há elementos inconscientes que irão sabotar qualquer progresso do sujeito.
“Estava junto de uma antiga namorada, que foi praticamente a única pessoa que considero que realmente amei ou que no mínimo queria sua presença o tempo todo; começamos a trocar afeto e senti uma ternura indescritível; de repente ela começou a mexer em meu relógio e descobriu uma série de recursos que eu não tinha notado. Tudo mudou, ela se tornou agressiva e distante; havia uma festa e tentei me servir de comida e bebida, porém, notei que todos tinham apanhado seu prato e não localizava o lugar onde poderia me servir. Notei que a casa era do tipo daquelas mansões mal assombradas de filmes. Comecei a ficar preocupado com o meu retorno, pois era um lugar distante e o caminho de volta era perigoso. Ela reclamou de extremas dificuldades econômicas, e simplesmente lhe agradeci por ter tido a possibilidade de lembrar que sua pessoa me proporcionou os melhores momentos de minha vida”. Este é um sonho que toca a fundo o centro afetivo de um ser humano. O simbolismo do relógio e seus variados recursos prova como o tempo é uma fração de segundos na memória que sempre se mantém viva quando foi sensibilizada em determinada ocasião. Novamente o tema do retorno. Quase podemos concluir que 90% de um sonho é a mais pura saudade. O inconsciente clama pela volta de uma satisfação ou gozo, assim como deseja também repetir a dor de um trauma. Enfim, nossa mente é um misto do mais puro gozo e horror. Esta é a dialética máxima do inconsciente. O mais interessante é a evolução do paciente no tocante a uma experiência de rejeição ou fracasso. Admitiu não só sua paixão, mas reconheceu o poder que outra pessoa teve sobre sua história emocional. Precisamos parar de sentir raiva ou ódio perante o fracasso deste tipo de vivência, e admitir que somos influenciados ou até “enfeitiçados” quando nosso desejo foge do controle. Faz parte do íntimo humano. Devemos estar preparados para abrir mão do desejo de poder sobre uma gratificação que almejamos e o destino sublinhou que não seria possível. A morte ou finitude soa alto na mais pura experiência de excitação ou felicidade.
“No fundo do quintal de minha casa estavam construindo um prédio; minha ex-namorada e a mãe dela estavam comigo e íamos comprar um apartamento; em outro sonho ela tinha engravidado de outra pessoa e assim mesmo pedia para que voltássemos”. Este relacionamento acabou de uma forma extremamente dolorosa para o paciente, fato que o motivou a procurar a terapia. Seu sofrimento na época era quase que intolerável, se somando extensas crises de angústia. Teve este pesadelo quando já havia se recuperado, provando que seu inconsciente ainda o mantinha numa espécie de expiação ou penitência que insistia em o atormentar. Seria mais do que óbvio falarmos aqui de posse ou apego, sendo que a partir do momento que sua vaidade ou narcisismo foram atacados, começou a contra reação de profundo sofrimento. O paciente em questão já tinha encontrado outra namorada, onde segundo seu relato conseguia mais prazer e satisfação. Mas então por que as lembranças do passado ainda o atormentavam? A resposta não é o fato da perda, mas um auto punição constante por sentir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATE 180 PALAhttp://www.blogger.com/blogoptionsfeed.g?blogID=1882529031343689104VRAS

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog