Link
Estamos cada vez mais preocupados com o corpo? Os homens portugueses estão cada vez mais metrosexuais? Certo é que o número de machos latinos preocupados com a depilação cresce a olhos vistos. 15 por cento já depilaram uma parte do corpo, 24 por cento usa creme hidratante diariamente e não sai de casa sem se perfumar.
Segundo um estudo da Metris.GfK para a Philips sobre «Hábitos de beleza e depilação masculina», a zona do corpo mais referida como depilada é a zona púbica (39 por cento), seguida do peito e das axilas (33 por cento) e as pernas (17 por cento). Mas cerca de 50 por cento dos homens considera ter poucos pêlos no corpo. 26 por cento das mulheres confessa não achar «muito agradável» um corpo masculino com muitos pêlos no peito e nas costas e 16 por cento acha mesmo que os pêlos do corpo do homem são anti-estéticos.
De acordo com este estudo, apenas 3 por cento dos homens consideram ser metrosexuais, mas cerca de 50 por cento considera que tem poucos pêlos no corpo, e só se preocupam em fazer a barba.
No estudo efectuado junto de 331 homens entre os 20 e os 60 anos e 288 mulheres entre os 20 e os 50 anos, regista-se que os portugueses que mais se depilam têm entre 25 e 34 anos (23 por cento), residem na Grande Lisboa (23 por cento) e no Centro Litoral (22 por cento), admitem que gostam de depilar algumas partes do corpo em ocasiões especiais (26 por cento).
Quanto aos métodos mais referidos para a depilação corporal, os homens portugueses destacaram a lâmina de barbear (46 por cento), a máquina de barbear eléctrica e o aparador de barba (28 por cento) e a tesoura (20 por cento). Apesar de menos utilizados, 7 por cento dos inquiridos afirma recorrer à depilação a laser e 11 por cento a cera ou creme depilatório. As actuais opções não parecem satisfazer pois 34 por cento dos inquiridos referiu ter-se cortado, arranhado ou sofrido com o método utilizado.
Questionados sobre o estilo físico preferido, 32 por cento dos homens preferem o tipo Luís Figo, seguido do físico «sem pêlos e magro» de David Beckam (20 por cento); em terceiro lugar vem o estilo «sem pêlos, robusto e musculado» de Silvester Stallone (14 por cento) e o físico peludo e «rechonchudo», estilo Tony Ramos, recolhe apenas 7 por cento de preferência.
O estudo revela ainda grandes diferenças entre regiões: enquanto na grande Lisboa cerca de 1 em cada 4 homens já se depilou, no grande Porto apenas 6 em cada 100 homens o fazem. Também no Interior Norte e Centro se verifica uma atitude mais conservadora, apenas 8 em cada 100 homens referem depilar partes do corpo em oposição ao Centro Litoral que conta com 22 por cento de adeptos da depilação.
A opinião delas
No que se refere às mulheres inquiridas sobre a sua opinião sobre os cuidados de beleza masculinos, 80 por cento acham que os homens devem ter cuidado com o seu corpo tendo 12 por cento das inquiridas confessado já ter tentado convencer o seu companheiro a depilar-se e cerca de 13 por cento já o terem activamente ajudado a fazê-lo.
Embora para 41 por cento das mulheres os pêlos no corpo dos homens não as incomodem, 26 por cento considera não ser «muito agradável» que tenham o peito e as costas com muitos pêlos e 16 por cento acha que os pêlos no corpo são mesmo anti-estéticos.
As razões apontadas pelas mulheres para a depilação masculina têm por base a higiene e a estética e as zonas do corpo que preferem ver depiladas são as costas e os ombros, o peito e as axilas. De facto, 23 por cento das inquiridas referem que gostariam que os seus companheiros eliminassem os pêlos das costas e ombros.
O estudo foi realizado no território continental em entrevista directa e pessoal, porta a porta, em total privacidade com base em inquérito de auto-preenchimento colocado em urna pelos próprios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATE 180 PALAhttp://www.blogger.com/blogoptionsfeed.g?blogID=1882529031343689104VRAS