sono é a chave da vida, da disposição, da energia e do bom homor. Neste início de milênio, as pessoas parecem mais conscientes
Há um princípio básico na vida, dormir muito bem todos os dias para contrabalançar a intensa e rigorosa luta. É necessário ceder a esse apelo do corpo que o faz diariamente para, no dia seguinte, viver por inteiro e vibrando a cada instante, com energia, disposição e bom humor.
Quando jovens, o sono ocorre tão logo se deita na cama. É algo natural porque os jovens são mais puros e libertos. Não há preocupação, e sim ocupação o tempo todo. Quando para, o que mais deseja é dormir. Uma delícia, o maior prazer. Depois da pessoa adulta, começam as preocupações e a levar tudo muito a sério; e, seguindo direitinho, cedo ou tarde vem a tal insônia.
Deve-se pensar que tudo na vida tem seu equilíbrio: o sol e a lua, o claro e o escuro, o trabalho e o repouso. Pode-se trabalhar muito sim, mas com o espaço para o repouso. A pessoa que acredita ser insubstituível será substituída muito antes do que possa imaginar, porque seu organismo não aguentará.
Muita gente vira noites trabalhando e adiando o sono imenso que sentem, até que um dia as solicitações normais do corpo para dormir se enfraquecem. E a insônia vai se instalando. É necessário resgatar esta coisa esplêndida e natural que é dormir bem. O primeiro passo para isso é saber que não se pode dormir apenas de uma imposição mental. É algo que só acontece se se conduzir o corpo para isto.
A pessoa que já está neste estado de insônia, é essencial praticar atividades físicas, pois elas ajudam a acalmar o ritmo mental e a extravasar a agressividade e as tensões. Corpo cançado e "cabeça fria" faz o sono chegar de forma mais natural.
Há pessoas que passam o dia muito bem com apenas cinco ou seis horas de sono. Elas não entendem que isso só acontece à custa da maior produção de hormônios, que sobrecarrega a capacidade
fisiológica e química do organismo levando ao envelhecimento precoce. Neste caso, romper seus limites é uma situação perigosa. Embora não sinta dor ou cansaço, o cérebro está sempre em estado de alerta, pois, o prejuízo orgânico é grande e o envelhecimento é acelerado.
Nossa resistência orgânica é fantástica. Uma pessoa pode até agüentar a falta de sono por décadas, mas o preço que pagará em envelhecimento precoce e comprometimento dos órgãos é alto demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATE 180 PALAhttp://www.blogger.com/blogoptionsfeed.g?blogID=1882529031343689104VRAS