Um dos sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo são as manias exageradas.
Diversas pessoas famosas possuem este transtorno, além de vários personagens da televisão, como o detetive Monk e o rabugento escritor interpretado por Jack Nicholson no filme Melhor Impossível.
Obsessão pode ser descrita com um pensamento repetitivo, insistente, que invade a cabeça da pessoa, sobrepujando outras idéias.
Compulsão pode ser descrita como um impulso, uma atitude ou comportamento inevitável.
O TOC é marcado pela presença exagerada de obsessões e compulsões. As obsessões mais comuns são:
- Preocupações relacionadas com sujeira e/ou contaminação;
- Pensamentos repetitivos relacionados com agressão, sexo impróprio ou blasfêmias;
- Medos absurdos de que possa acontecer algo de ruim para si ou seus familiares;
- Dúvidas quanto à melhor decisão;
- Preocupações exageradas com exatidão, perfeccionismo, simetria, alinhamento, e lentidão para executar as tarefas do dia-a-dia.
- Necessidade de lavar repetidamente as mãos, as roupas e o corpo;
- Evitar o contato com objetos considerados contaminados, como trincos de portas, bolsas, roupas, corrimãos, assentos de banheiros públicos, não usar toalhas dos demais membros da casa, não sentar em bancos de praças;
- Verificar repetidamente portas, janelas, torneiras, gás, interruptores, aparelhos elétricos;
- Realizar contagens, repetir números ou palavras mentalmente; repetir atos, toques, gestos. Alguns pacientes são também extremamente lentos, geralmente em função das dúvidas antes de tomar decisões ou das compulsões mentais. Na maioria das vezes, existem diversos tipos de sintomas simultaneamente.
- Segundo o psiquiatra Aristides Cordioli, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o TOC se caracteriza quando esse tipo de comportamento começa a prejudicar o dia-a-dia do paciente. “Se o medo ocupa mais de uma hora por dia, é acompanhado de muito sofrimento, interfere nas relações interpessoais ou prejudica o desempenho no trabalho, é possível que a pessoa tenha TOC”.
- O Transtorno Obsessivo-Compulsivo pode atingir uma em cada 50 pessoas. “Se considerar a prevalência atual, de quantas pessoas têm TOC nesse momento, a prevalência é em torno de 1%. Se contarmos todo o período de vida das pessoas, a estimativa sobre para 2,5%”, explica a psiquiatra Albina Torres, da Unesp.
Entre as complicações do TOC, estão a queda de produtividade e o aumento de incidência de depressão e tentativas de suicídio. Por isso, é importante procurar um psiquiatra para administrar o tratamento adequado.
Fonte e agradecimentos: Associação Brasileira de Psiquiatria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ATE 180 PALAhttp://www.blogger.com/blogoptionsfeed.g?blogID=1882529031343689104VRAS