quarta-feira, 4 de agosto de 2010

óculos de sol


lindo!!!!










essa realmente é lindo
EU 

QUERO!!!






todos.
 andreia caetano
 piumhi/mg

Óculos de sol é charme ou necessidade?


A grande dúvida é saber se é preciso usá-los só em dias de sol ou não. "Uso quando viajo pra praia ou pro sítio da minha avó, onde faz muito sol", conta Laísa Baldano, 6 anos, que adora a armação tipo gatinho na cor azul-claro que ganhou da mãe.
Muitos pensam como Laísa, mas os especialistas explicam que é importante utilizá-los mesmo em dias nublados. Independentemente do sol, a claridade também prejudica os olhos. Também é importante escolher um modelo que se ajuste bem no rosto. (Supervisão Teresa Monteiro)
Escolha bem as lentes
Lentes claras ou escuras? Armação grande ou pequena? A função dos óculos não é estética, mas de proteção. Por isso, na hora da compra o importante mesmo é que tenha filtro nas lentes contra os raios ultravioletas A e B (está indicado num selo grudado na lente) . "Não me preocupo com o modelo, mas com a proteção. Prefiro os de lentes escuras", diz Vitória Fraga, 7 anos, de Santo André, que de vez em quando passeia com os óculos da mãe.
Os médicos admitem que é difícil saber se o acessório é de boa qualidade. Para isso, é preciso levá-lo a uma clínica ou ótica e pedir para testar as lentes. Os vendidos em camelôs ou na praia, em geral, não têm proteção e são de lentes escuras. Como não têm filtro, permitem a entrada de raios ultravioletas que prejudicam os olhos.
Antigamente eram usados como enfeite e símbolos de poder
Ninguém sabe quem inventou os óculos (a palavra é sempre usada no plural), mas há provas de sua existência no texto de Confúcio, publicado 500 anos antes de Cristo. O documento mostrava que as lentes eram feitas de cristal ou vidro polido grosseiramente, sem transparência. Não ajudavam a visão, porque não tinham grau. Serviam como enfeite e símbolo de poder. Sua função mudou no século 2, quando o imperador Nero passou a usar esmeralda (pedra preciosa) para proteger os olhos dos raios solares, inventando os óculos de sol.
Aos poucos, descobriram que o polimento fazia com que o vidro ganhasse a capacidade de aumentar as letras quando colocado sobre os textos. O primeiro modelo tinha uma lente só e era chamado de óculo. Depois ganharam duas lentes, daí viraram óculos. Eram parecidos com um compasso, permitindo ser ajustado sobre o nariz, mas não possuíam haste. Esse modelo foi descoberto na Alemanha, no século 13. Depois ganhou a forma de pinça (sem hastes) para ser segurado na frente do rosto por uma só haste. Os óculos de hastes fixas foram criados no século 17, na Europa, e tiveram grande evolução
Quer saber mais? Visite o Museu dos Óculos (Rua dos Ingleses, 108, Bela Vista, São Paulo, tel.: 3253-2000). Funciona de segunda a sábado,com entrada grátis.
Modelo de grau só com receita do oftalmologista
Sentar mais na frente para enxergar a lousa, ficar mais perto da TV e ter dor de cabeça, em geral, sãos sinais de que sua visão não está bem. É hora de ir ao oftalmologista para verificar o problema, como fez Arthur Araújo, 7 anos, de Santo André. "Senti dificuldade com o videogame, daí minha mãe me levou ao médico", diz o garoto, que há um ano usa óculos.
Os problemas mais comuns são estrabismo (olhos tortos), hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto), miopia (dificuldade para ver de longe) e astigmatismo (enxerga os objetos desfocados). Quanto mais cedo começar a corrigir, melhor. Mesmo que não sinta nada, recomenda-se fazer avaliação a partir de 5 anos. "Minha mãe é oftalmologista e viu que eu precisava de óculos porque meus olhos eram tortos", fala Lívia Gomide, 7, de Santo André, que usa óculos desde os 4 anos e já quebrou quatro.
Em famílias cujos pais têm problema de visão, em geral, o filho também tem. Mas não se preocupe porque o grau da deficiência estaciona com o tempo e é possível fazer cirurgia para correção a partir de 18 anos.
Com eles, personagens ficam mais charmosos
Alguns personagens do cinema e da TV conquistam o público pelo charme dos óculos. A inteligência de Dexter, do Laboratório de Dexter, se destaca mais por causa dos grandes óculos que cobrem todo o rosto.
Assim como ocorre com ele, os óculos grandes de Chiquinha, do seriado Chaves, a deixam mais engraçada ainda. O bruxinho Harry Potter tem miopia e desde o primeiro filme não desgruda dos óculos de armação redonda. O acessório passou a ser copiado pelos fãs. Outro personagem da telona que chama atenção por sua braveza e charme dos óculos quadrados e grandes é Carl do longa Up - Altas Aventuras. Até os super-heróis precisam de óculos para conseguir realizar suas missões com sucesso, como Peter Parker, o Homem-Aranha, e Clark Kent, o Super-Homem. Nem os bichos dispensam esse objeto, como o esquilo de Alvin e os Esquilos.
Cuide bem do seu acessório
Faz três semanas que Beatriz Aguilera, 6 anos, de Santo André, está usando óculos. "Escolhi um modelo vermelho para combinar com o uniforme", fala a menina, que fica preocupada se vai combinar com suas roupas na hora de passear. Por isso, muitos optam por lentes de contato, que podem ser usadas em qualquer idade, desde que se saiba manuseá-las corretamente. Elas precisam ser mantidas em uma solução química.
Os óculos também precisam de cuidados. Não podem ser deixados em qualquer lugar porque alguém pode sentar em cima ou danificar as lentes. O acessório deve ser limpo diariamente. Na hora de lavá-lo, molhe primeiro a lente e depois passe sabão neutro e esfregue com os dedos. Depois deixe secar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATE 180 PALAhttp://www.blogger.com/blogoptionsfeed.g?blogID=1882529031343689104VRAS

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog