terça-feira, 26 de maio de 2009

Hormōnios:


tiqutaque hormonal
Nosso organismo tem um tipo de relógio interno, que controla quando cada funēćo deve acontecer ao longo do dia. É esse tiquetaque que nos deixa sonolentos ą noite, avisa que estį na hora de acordar pela manhć e faz a barriga roncar perto do almoēo... Esses ponteiros internos também comandam a produēćo de cada hormōnio
De manhćÉ o pico da produēćo de cortisol, hormōnio que controla a assimilaēćo dos nutrientes, funēćo essencial para garantir o pique no dia-a-dia. Sob efeito do stress, é acionado fora de hora, ultrapassando as doses normais. “E o problema é que vivemos em stress crōnico”, lembra o endocrinologista Filippo Pedrinola.Em excesso: abre o apetite e aumenta os estoques de gordura porque estimula a produēćo de células gordurosas especialmente no abdōmen. Também altera o metabolismo da insulina, outro hormōnio engordativo (entenda melhor no quadro abaixo). Sinais da oscilaēćo: rosto em forma de lua cheia, gordura nas “saboneteiras”, no tronco (com braēos e pernas fi nas) e na barriga, onde surgem estrias arroxeadas.Como restabelecer o equilķbrio: invista em técnicas para administrar a tensćo, como meditaēćo, ioga e atividade fķsica. Vegetais verde-escuros, carnes magras e grćos integrais, ricos em vitaminas do complexo B, equilibram o sistema nervoso, o que reduz o stress.

Ą noite
É durante o sono profundo que o organismo produz o hormōnio do crescimento (GH), que infl ui muito na vitalidade. Entre outras funēões, aumenta a massa muscular e preserva a musculatura, além de quebrar as moléculas de gordura para transformį-las em energia, o que ajuda a manter o peso. Se a produēćo estį comprometida: hį perda de massa magra e vocź vai engordar.Sinais da oscilaēćo: ganho de peso e cansaēo.Como restabelecer o equilķbrio: nada como uma boa noite de sono. Preste atenção Se acorda bem disposta, é de sinal que dormiu o
necessário,
mesmo que fuja das oito horas médias recomendadas.
Ir para a cama antes das 23 horas também garante maior eficácia do GH, jį que esse hormōnio entra em por volta da 1 hora da manhã.
Na hora das refeições
A insulina é especialmente acionada depois das refeição, pois é ela que empurra a glicose da comida para dentro das células, garantindo a energia necessįria ao funcionamento de todo o organismo.

Em excesso: causa uma sensaçao de fome mesmo quando se está bem alimentado. Quando hį muita insulina na circulaçao, cai o nível de açucar no sangue, levando a um ciclo vicioso de comer demais.
Também facilita o estoque de gordura, pois também estimula a produçao de células gordurosas.Como restabelecer o equil´ibrio: evite os jejuns prolongados (coma a cada tres horas). Ficar muito tempo sem comer leva a picos de hipo e hiperglicemia, disparando a produção de insulina. Para manter a insulina sob controle, reduza o consumo de carboidratos refi nados (doces, pćes, bolos, biscoitos e macarrćo feitos com farinha branca) e coma mais alimentos ricos em fi bras solúveis (, aveia e feijão), que fazem o corpo absorver mais devagar o açucar,

segurando o apetite.

o que os hormōnios fazem por você
Hipotįlamo: comanda o trabalho da hipófi se, regulando a liberaçao de seus hormōnios.
Hipófise: produz GH, o hormōnio do crescimento, que estimula a massa muscular e a queima de gordura. Secreta ainda o hormōnio folķculo estimulante, responsįvel pelo crescimento dos folículos nos ovarios. E o hormōnio luteinizante, que ativa a ovulaçao. É tarefa da hipófi se ainda fabricar o hormōnio antidiurético, que controla a eliminaçao de urina.

Tireóide, mocinha ou vilã?Fabrica T3 e T4, hormōnios todo-poderosos no comando do metabolismo. Uma de suas principais tarefas é a queima de calorias para gerar energia. Se a glāndula trabalha a passo de tartaruga, disturbio conhecido como hipotireoidismo, fi ca difícil manter os estoques de gordura regulados e você acaba ganhando peso.
Suspeite do problema se, além de engordar, voc~e sentir sono, indisposção, cansaso, depressão, pele seca. O tratamento é simples, ą base de reposiçao dos hormōnios T3 e T4, sempre sob orientaēćo médica.
Mas vamos com calma antes de colocar nesses hormōnios toda a culpa pelos quilinhos que teimam em arredondar suas curvas. Eles só sao de 5% dos casos de obesidade. “Os maiores vilões do excesso de peso são os erros de alimentação, a falta de atividade física e a genética”, frisa a endocrinologista Claudia Cozer, da diretoria da Associação Brasileira para Estudos da Obesidade.

Paratireóide: produz o paratormōnio, que controla o metabolismo do cįlcio, fundamental para a saúde dos esqueleto.
Pāncreas: responsįvel pela insulina, hormōnio que permite a entrada de glicose nas células, gerando energia. Também faz o glucagon, outro regulador do nível de glicose no sangue.
Supra-renais: sintetizam os hormōnios adrenalina e cortisol, relacionados ao metabolismo dos nutrientes e ao sistema de alerta em situaēões de perigo.
Ovįrios: secretam estrógeno, hormōnio responsįvel pelas caracterķsticas femininas, inclusive o ciclo menstrual. E a progesterona, que prepara o corpo para a gravidez e mantém a gestaēćo.
TPM: para controlar
O ciclo menstrual funciona assim: na primeira metade, que vai do primeiro dia do sangramento até a ovulação, a hipófi se ordena que os foliculos dos ovarios amadureram. Na segunda metade, ocorre o aumento da produção de estrógeno e de progesterona, que preparam o organismo para a gravidez. Se ela não acontece, os níveis desses hormōnios despencam e o endométrio, a camada que recobre o útero, regride. É a menstruaēćo. Estrógeno e progesterona estćo por trįs do inchaēo, da larica, do ganho de peso e do mau humor caracterķsticos da TPM. O que acontece: na fase pré-menstrual, a queda de estrógeno derruba também a serotonina, substāncia ligada ą sensaçao de bem-estar. Isso despertaria aquele desejo irresistível por doce.

quarto de casal




ASMA



Asma é uma enfermidade que afeta o sistema respiratório e pode causar um dano respiratório crônico em algumas pessoas ou uma manifestação de indisposição esporádica provocada por sintomas periódicos resultante de um número de fatores causais.


O que causa asma?


Pode ser causada por fatores ambientais ou, também, por fatores genéticos. Pode ser provocada por estimulantes externos, tais como antígenos, uma substância que causa reações intensas no sistema imunológico em indivíduos sensitivos, fazendo com que a pessoa produza anticorpos em excesso. Indivíduos alérgicos podem se tornar sensitivos pelo uso do fumo, pelo ar poluído (carregado de fumaças), pelo tempo quente ou frio, perfume, cólera dos animais domésticos, poeira (incluindo ácaros) ou pelo ar úmido. Os sintomas da asma podem ser causados pela tensão emocional, resfriados, gripes, infecções respiratórias, exercícios, esforços ou algumas outras alergias.


Quais são os sintomas da asma?


Um ataque de asma irrita as vias aéreas causando contração, causando inchaço e em alguns casos produz uma quantidade excessiva de mucos. Um ataque de asma pode ser súbito. Enquanto as vias aéreas transportam o ar, sua contração e inflamação podem dificultar a respiração, dando uma sensação de rigidez no peito.
Os sintomas de um evento asmático são: dipneia (falta de ar), ronco (respiração ofegante e barulhenta), tosse, ofegando (principalmente durante a expiração, mas pode ser em ambas fases de respiração), expiração prolongada, batida rápida do coração, rigidez e coceira no peito, sensação de falta de ar e incapacidade de esforço físico.
Durante um ataque de asma vigoroso, a pessoa pode ficar azul devido à falta de oxigênio e pode sentir dores no peito ou mesmo perder a consciência. Alguns casos de asma sem respiração ofegante ou estridente, devido a falta de ar rigorosa e aperto nos pulmões, podem ser diagnosticados como EOPC (enfermidade obstrutiva pulmonar crônica).
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Asthma

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog