domingo, 1 de novembro de 2009

DIA DOS MORTOS NO BRASIL

UM dos cultos mais antigos e que esteve presente em quase todas as religiões, em especial as mais antigas é o culto aos mortos. A principio era ligado aos cultos agrários e de fertilidade. Para os mais antigos, os mortos eram como sementes, e por isso eram enterrados com vistas à ressurreição. 









O dia dos mortos na prática da Igreja Católica surgiu como uma ligação suplementar entre mortos e vivos. O mundo em geral, tanto religiosos como profano aderiu a tal prática. No século I, os cristãos visitavam os mortos em seus túmulos para rezar pelos que morreram, mas iam apenas ao tumulo dos mártires. 

Já no século V, um dia do ano era dedicado para rezar por todos os mortos, a igreja rezava por aqueles que ninguém mais lembrava. Exatamente no século X, a Igreja Católica estabeleceu um dia oficial para os mortos (Dia de Finados). Foi a partir do século XI, que os papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a forçar a comunidade a dedicar um dia aos mortos.

No século XIII, tal data passou a ser comemorada no dia 2 de novembro, pois no dia 1º de novembro é a festa de Todos os Santos (celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados). Atualmente as pessoas comemoram o dia dos mortos, levando flores aos túmulos e participam dos eventos ecumênicos de tal data.

veneza





















Veneza - Um pouco de história

Situada na região do Vêneto, no nordeste da Itália, e banhada pelo mar Adriático, Veneza foi construída sobre uma série de ilhas e se tornou uma das maiores potências marítimas da Idade Média, além de um importante centro de intercâmbio comercial e cultural com o Oriente.

O povoamento da região data do século 6 d.C. Entre 1140 e 1160, a cidade se tornou uma república e, em 1797, foi tomada por Napoleão Bonaparte. Quase um século mais tarde, em 1866, a cidade foi anexada ao reino da Itália, que havia nascido cinco anos antes.


Entre eles, o palácio Ducal, reconstruído nos séculos 14 e 15 para ser residência dos doges (governantes da cidade) e sede do governo e palácio da Justiça da 'Serenissima Repubblica di Venezia', que complementa o conjunto arquitetônico veneziano.




Veneza - Atrações

O melhor
Caminhar sem rumo pelas ruas de Veneza é uma delícia. Mas pule da cama antes das 9h, quando ainda poucos turistas começaram as longas caminhadas pelas ruazinhas da cidade. Conforme a hora vai passando, famílias em férias, casais, mochileiros e grupos de excursão começam a se acotovelar nos locais mais movimentados, quase todos construídos no século 18, quando bem menos gente passava por ali. É bom lembrar que, a cada ano, 12 milhões de turistas visitam Veneza.

O pior
O lado ruim de tudo isso é que milhares de turistas lotam a cidade praticamente durante o ano todo, tornando as caminhadas se acotovelando com a multidão um pouco cansativas e a hospedagem e as refeições muito mais caras que no restante da Itália. Não se deixe abater: a viagem vale qualquer esforço.


Grande Canal
Um passeio de "traghetto" (uma espécie de gôndola coletiva) pelo Grande Canal, muito mais barato que o aluguel de uma gôndola, que pode chegar a US$ 80 por duas horas de passeio. Ao entardecer, o sol colore as fachadas dos palácios ao longo do canal e realça os reflexos na água.

Basílica de San Marco
Uma das mais exóticas catedrais da Europa, a Basílica de San Marco exibe uma surpreendente coleção de mosaicos, como "A Chegada do Corpo de San Marco", na fachada. A visita é cansativa, pois é preciso seguir em fila por um trajeto definido durante todo o tempo. Procure chegar bem cedo, antes dos grupos de turistas que lotam a igreja a maior parte do dia.

Escola Grande de San Rocco
Abriga uma das mais importantes coleções da Europa sobre um único artista _ Jacopo Tintoretto. Vale uma tarde de contemplação.

Sorvete Italiano
Em quase todas as esquinas há uma sorveteria com dezenas de sabores, mas uma das melhores, a Palolin, fica no Campo Santo Stefano. Experimente o sorvete de Nutella.

Praça San Marco
Resume tudo o que você leu, viu e ouviu sobre Veneza antes de chegar lá. A imensa praça, sempre lotada de turistas, artistas de rua e pombos, é um enorme páteo rodeado pela Basílica de San Marco, o Campanile, a Torre do Relógio, o Museu Correr entre outras atrações. A vista do alto do Campanile é deslumbrante.

A Torre do Relógio, construída no final do século 15, exibe as fases da lua e os signos do zodíaco, representados em azul e dourado no grande relógio. Uma lenda conta que depois que os inventores do relógio terminaram a obra tiveram seus olhos arrancados para que não pudessem repetir tal projeto. No alto está a figura do leão alado de San Marco, símbolo da cidade de Veneza.

Ainda nas adjacências, o Palácio Ducal foi residência dos governantes de Veneza, chamados de doges, no século 9. O corpo principal do palácio é todo feito em mármore.

Ponte Rialto
Um dos locais mais famosos de Veneza, a ponte oferece belas vistas do Grande Canal e serve de marco para o centro da cidade.

Galeria da Academia 
Abrigada em um magnífico palácio, apresenta uma coleção extraordinária de arte veneziana.





Veneza - Comida

Programa gastronômico em Veneza nunca está completo sem experimentar um petisco nos "fritolins" (botecos). É ali que os venezianos se encontram para tomar seu "ombra" (copo de vinho) e comer peixes fritos. Para uma comida de verdade, vale a pena caminhar até o Rialto para comer no modesto restaurante Da Pinto, que "bacalà mantecato" desde 1890.

Quem puder gastar um pouco mais _e andar muito menos a partir da praça San Marco_ deve ir ao Harry's Bar. Esse restaurante apertado é um templo da gastronomia onde foram inventados o drinque bellini (drinque de vinho espumante com sumo de pêssego) e o carpaccio, ainda hoje servido com o molho original: maionese, caldo de carne e mostarda.

A história do prato é um capítulo à parte. Giuseppe Cipriani (fundador do restaurante e pai do atual proprietário) serviu carpaccio pela primeira vez a uma condessa que, por problemas de saúde, não podia comer grelhados, frituras ou cozidos. Cortou um pedaço de carne em fatias bem finas e acrescentou o molho que utilizava para o preparo da carne normal. A condessa gostou tanto da refeição que perguntou seu nome para que pudesse pedi-la todos os dias. Cipriani batizou o prato ao lembrar uma exposição de Vittore Carpaccio, pintor do século 15 que usava muito vermelho em suas obras.

Outros restaurantes recomendados são a Osteria da Fiore e o Do Forni, cujo proprietário costuma sugerir pratos surpresa aos clientes.

O cardápio básico em Veneza inclui peixes e frutos do mar e grãos, como arroz e feijão, além de aspargos, abóboras e ervas, vegetais típicos da região do Vêneto. Quase todos os restaurantes oferecem menus a preços fixos, quase sempre mais baratos que os pedidos a la carte.


NA HORA DE PEDIR

Risi e Bisi
Preparado com arroz, ervilhas, "pancceta" (bacon fresco), manteiga e caldo de vegetais, significa exatamente arroz e ervilha, no dialeto veneziado

Risoto nero
Lula, cebola, alho, azeite e vinho branco temperam o arroz, que adquire coloração preta pelo uso da tinta da lula

Bacalá Mantecato
Purê de bacalhau, preparado com o "stoccasisso" (bacalhau seco) hidratado, cortado em tiras e batido com alho e azeite de oliva, normalmente acompanhado por polenta grelhada

Baoacoli Veneziani
Biscoitos feitos com manteiga, farinha, açúcar, fermento e clara de ovos

Fegato alla Veneziana
Fígado de vitela preparado com cebola, azeite, manteiga, salsinha, crouton de pão frito na manteiga e uva passa, servido com polenta

Sopa de Pão
Preparada com pão vêneto grelhado, "brodo" (caldo de vegetais), queijo e erva-doce.





Veneza com Crianças

Folha Imagem
As famosas gôndolas que divertem crianças e adultos em Veneza

Leia mais sobre viagens com crianças
Gôndolas e Vaporetto
O passeio de gôndola é o ponto alto da viagem para as crianças, que adoram as embarcações decoradas e os gondoleiros se equilibrando e cantando enquanto remam. Nos "vaporettos", procure um lugar próximo às grades, para que elas possam ver tudo durante a viagem.

Praça San Marco
A praça que já foi palco de cortejos, procissões e encontros políticos, além do Carnaval, também agrada a molecada, que pode brincar à vontade nos jardins do Giardinetti Reali. Mas o que elas gostam mesmo é de alimentar as centena de pombos que passam o dia por ali. Principalmente durante o verão, há artistas de rua fazendo shows o dia todo.

Sorvete
O cardápio infantil durante a viagem obrigatoriamente inclui sorvetes o dia todo. A cidade é coalhada de sorveterias por todos os lados. Há sabores exóticos e divertidos, recheados de chocolate, caldas e cremes, e servidos em casquinhas decoradas com confeitos. Em resumo: não há como resistir.

Ilha de Murano
O passeio à ilha de Murano agrada pelo passeio de barco entre um conjunto de ilhotas. Também é possível visitar as famosas fábricas de vidro, que aguçam a curiosidade principalmente das crianças mais velhas.

Ilha de Burano
A Ilha de Burano é a mais colorida da laguna e pode ser reconhecida de longe. A mistura de cores costuma chamar a atenção da criançada.


CUIDADOS

Não se esqueça de marcar um local de encontro para o caso de as crianças se perderem. Para os menores, o ideal é preparar pulseiras com o nome e o telefone do hotel onde estão hospedadas.



Veneza - Quando ir

O período mais movimentado vai de abril até a metade de outubro. O verão geralmente é muito quente e úmido. Julho e agosto são os meses mais quentes, e pancadas de chuvas são comuns durante a tarde. O inverno pode ser desagradável quando o nível da água do mar sobe e inunda a cidade.


TEMPERATURAS MÁXIMA E MÍNIMA

Janeiro e Fevereiro
entre 1ºC e 8º C

Março e Abril
entre 5ºC e 17ºC 

Maio e Junho
entre 13ºC e 25ºC

Julho e Agosto
entre 19ºC e 27ºC 

Setembro e Outubro
entre 12ºC e 24ºC 

Novembro e Dezembro
entre 3ºC e 12ºC 



ANDREIA CAETANO PIUMHI

aqui e agora



andreia caetano piumhi-mg 
O Aqui e o Agora
"O minuto que você está 
 vivendo agora 
 é o minuto mais importante
 de sua vida, 
 onde quer que você esteja.
 Preste atenção ao que está fazendo. 
 O ontem já lhe fugiu das mãos. 
 O amanhã ainda não chegou. 
 Viva o momento presente, 
 porque dele depende todo
o seu futuro.

 Procure aproveitar ao máximo 
 o momento que está vivendo, 
 tirando todas as vantagens que puder,
para seu aperfeiçoamento".










Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog