sexta-feira, 24 de julho de 2009

Timidez - Consulta com Profissional



Timidez - Consulta com Profissional


Se você se considera um portador de Timidez, é provável que você tenha muitas perguntas e dúvidas a respeito do asssunto. É importante você discuti-las com um profissional com conhecimentos sobre a matéria. Isso o coloca diante de duas questões iniciais:
-- Procurar qual profissional?
-- Como devo agir na consulta com o profissional?

Escolha de um profissional - Esta é uma questão delicadíssima. A escolha de um profissional de qualquer área, seja um médico, psicólogo, engenheiro, arquiteto, técnico em informática, etc. é sempre muito difícil, mas nesta área é mais difícil ainda. Lembre-se que está em jogo o seu bem estar e o bem estar de pessoas que convivem com você. Por isso é muito importante que a escolha seja a melhor possível.

Por outro lado, os avanços científicos nessa área, particularmente na psicoterapia, são muito lentos, e pouco coisa muda com o passar do tempo. Ademais, não se requer comprovação de competência técnica para o exercício da atividade. Com isso, no mercado existem profissionais sérios e competentes, assim como pessoas com poucos conhecimentos técnicos e despreparadas do ponto de vista emocional para o trabalho. Desconfie daquelas que dizem conhecer métodos infalíveis, praticar a melhor técnica, serem capazes de resolver todos os casos.

Alguns critérios para a escolha de um profissional - Seguem-se algumas sugestões que não esgotam o assunto, mas representam um bom começo para se fazer a escolha.

-- Leia o currículo do profissional.
-- Em condições de igualdade, dê preferência para o profissional que tem mais tempo de experiência.
-- Tente obter referência sobre ele(ela) junto a profissionais de áreas afins.
-- Tente contactar algum cliente ou ex-cliente desse profissional e informe-se sobre ele(ela).

A menos que você tenha razões pessoais, a terapia pode ser feita com profissional de qualquer sexo. Pesquisas mostram que os resultados são idênticos, quer seja o terapeuta do sexo feminino ou do sexo masculino.

Como agir na consulta com o profissional - Você deve considerar uma primeira consulta sem compromisso de que haja outras. Nela você vai avaliar várias coisas antes de engajar-se numa terapia. A seguir você encontra algumas questões para sua reflexão antes dessa consulta.

Perguntas feitas com freqüência - São comun perguntas sobre temas como se Timidez é doença, se tem cura, o que fazer para acabar com o problema. Você pode obter algumas informações prévias à consulta sobre tópicos como este em Timidez: Perguntas e Respostas.

Como proceder na primeira consulta - É importante que você exponha o mais claramente possível o que se passa com você nos contatos sociais, dando exemplos, detalhando os seus sentimentos nas diversas situações. Informe quando você se deu conta do problema, se houve mudanças na intensidade dos sintomas desde então, se isso tem influenciado a sua vida, como você tem lidado com o problema. A maneira como o profissional vai conduzir-se com você poderá depender muito dessas informações, daí a conveniência de preparar-se. Informe que você está mantendo contatos preliminares para se decidir com quem vai fazer a terapia.

Perguntas que você deve fazer - Nessa primeira consulta você deve fazer perguntas bem objetivas, como por exemplo:

-- Qual é o meu diagnóstico? Tenho Timidez leve, Timidez moderada ou Timidez severa ou é outra coisa?
-- Preciso me submeter a uma terapia?
-- Quais as alternativas de terapia que tenho?
-- Como é a sua forma de trabalhar em casos como o meu?
-- Qual é o tempo estimado da terapia?
-- Vou precisar tomar medicamento?
-- Qual o custo aproximado do tratamento e como é feito o pagamento?
-- Tenho alguma alternativa de recorrer ao meu plano de saúde?

Caso esteja considerando a possibilidade de fazer uma terapia, faça uma consulta com um segundo profisssional, seguindo estes procedimentos. Decida-se pelo profissional que lhe inspirou mais confiança, que lhe pareceu melhor preparado.



esmeraldas






Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog