sexta-feira, 19 de junho de 2009

edema


O edema é um acúmulo anormal de líquidos no espaço intersticial (espaço localizado entre os vasos e as células dos tecidos).Os principais mecanismos causadores de edema são o aumento da pressão dentro dos vasos (pressão hidrostática) e a diminuição da concentração de proteínas no sangue (pressão oncótica).Ambos facilitam a passagem de líquidos dos vasos para o espaço intersticial.

Causas:

- Insuficiência cardíaca.

- Erisipela.

- Insuficiência venosa crônica , trombose venosa profunda aguda e linfedema.

- Doenças renais.

- Hipoproteinemia (baixa concentração de proteínas no sangue .Exemplos: desnutrição e perda de proteínas pelos rins , como na síndrome nefrótica).

- Cirrose hepática .

- Hipotireoidismo .

- Medicamentos.

- Alergia.

- Edema cíclico idiopático (mulheres).

Características clíncas nos diversos quadros de edema:

- A insuficiência cardíaca, a doença renal , a doença hepática e hipoproteinemia (diminuição do níveis de proteína no sangue) , podem causar edema e para maior dificuldade no diagnóstico , podem inclusive coexistir, dentro do mesmo quadro clínico (exemplo: caquexia cardíaca , que é uma insuficiência cardíaca grave e terminal , associada a desnutrição com queda de proteínas no sangue).

Antes de ser notado, o edema é precedido por um ganho de peso de 3 até 5 Kg. Por isso , é fundamental que os pacientes com insuficiência cardíaca se pesem diariamente pela manhã , para monitorar a retenção de líquidos. O edema cardíaco costuma iniciar nos tornozelos, no final da tarde (edema maleolar vespertino) e, com a evolução do quadro , tornar-se ascendente em direção as pernas , coxas e região genital. Em pacientes acamados , pode ser mais pronunciado na região sacral. Costuma ser bilateral . Com o avanço do quadro , pode ocorrer a ascite (acúmulo de líquido na cavidade abdominal).

Antecedentes de doença cardíaca e a presença de dispnéia , costuma estar presentes . O edema de origem cardíaca é normalmente simétrico (nas duas pernas) e progride desde os tornozelos até as pernas e coxas , podendo atingir a região genital e a parede do abdôme.A dispnéia geralmente precede o edema e a ascite (acúmulo de líquido na cavidade abdominal).

- A erisipela é uma infecção bacteriana do tecido das pernas que fica imediatamente abaixo da pele (tecido subcutâneo).O edema da erisipela costuma unilateral , sendo acompanhado por calor , vermelhidão local , febre e outros sintomas de infecção , como mal estar e dores no corpo.

- A insuficiência venosa , costuma causar edema mais intenso em uma perna , acumulando-so ao longo do dia e melhorando com a elevação das pernas. É comum a presença de varizes visíveis nas pernas e outros sinais de insuficiência venosa , com úlceras varicosas e o escurecimento da pele das pernas ( dermatite ocre ). A trombose venosa profunda aguda , costuma acometer mais uma perna (edema unilateral) e , ser acompanhada por calor e vermelhidão local.Pode haver um endurecimento das panturrilhas. Geralmente há um fator predisponente para a trombose venosa , como trauma , imobilização prolongada (exemplo: pós-operatório de cirurgia ortopédica) , insuficiência cardíaca , obesidade , uso de anticoncepcional , doença maligna (cancêr) , entre outras. É uma situação potencialmente grave , pois poderá ser complicar com um tromboembolismio pulmonar (embolia pulmonar).O linfedema costuma causar edema , muits vezes bilateral , cuja característica principal é ser endurecido , tendo pouca ou nenhuma melhora com a levação do membros inferiores . Antecedentes de erisipela de repetição , podem ser relatados.

- O edema pode ser generalizado (anasarca), podendo ocorrer dessa forma na síndrome nefrótica (perda de proteinas nos rins) , da cirrose hepática e na insuficiência cardíaca severa . No edema hepático a ascite precede o edema de membro inferior (ao contário do quadro de insuficiênia cardíaca) e geralmente não há dispnéia (falta de ar) , a não ser que haja restrição respiratória pela ascite volumosa. O edema renal pode , caracteríticamente acometer a face , sendo acompanhado de disfunção renal e suas alterações laboratoriais (aumento da uréia e creatinina) , além dos sintomas de uremia (fraqueza , náuseas , emagrecimento , prurido e anemia). A principal causa de insuficiência renal no Brasil é a associação de hipertensãomarterial e diabete melito. O edema que acomete a face e envolta dos olhos ocorre na síndrome nefrótica, nas gromerulonefrites , na hipoproteinemia (falta de proteínas no sangue por perda urinária , desnutrição ou por menor produção pelo fígado , como na cirrose hepática) . O edema angioneurótico (alérgico) e o mixedema (hipotireoidismo severo) , também podem edemaciar a face.

- Diversos medicamentos cardiovasculares podem causar edema (geralmente no tornozelo e nas pernas) , devendo ser pesquisados na história clínica. Entre os medicamentos cardiovasculares causadores de edema , merece destaque os diidroperidínicos (anlodipino , felodipino , nifedipino, etc...), outros bloquadores dos canáis de cálcio (diltiazem e verapamil) e a hidralazina (vasodilatador arterial direto).

- O edema cíclico idiopático nas mulheres apresenta um influência hormonal , do ciclo menstrual. Não há outras causas que possam justificar esse edema , que afeta mais os tornozelos , pernas e mãos.

Investigação do edema:

A base para o diagnóstico correto da causa do edema , é o exame clínico (história clínica e exame físico). Vários exames complementares podem ser solicitados para a investigação , como: exames de sangue (exemplo: dosagem de proteínas no sangue , dosagem de uréia e creatinina para avaliar a função renal , dosagem de sódio , provas de função hepática e da tireóde, etc...) , eletrocardiograma , ecocardiograma (útil para o diagnóstico de insuficiência cardíaca ) , ecografia do abdômem ( confirma o diagnóstico de ascite e avalia o estado do fígado e dos rins) , ecodoppler do sistema venoso dos membros inferiores (é útil para o diagnóstico de insuficiência venosa , trombose venosa profunda aguda e linfedema) e outros.

www.portaldocoracao.com.br

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog