terça-feira, 28 de agosto de 2012

doença do beijo

Link
doença do beijo

Doença do beijo

Reportagem: Michel Keller
Produção: Marta Cibeli

O beijo. Ah, o beijo! Fala a verdade, é bom demais, né? Para muitos - românticos ou não - essa é uma das melhores invenções do mundo. Também é o ponto de partida para muitas paixões.

Mas agora o companheiro inseparável dos bons amantes está na mira da medicina. Especialistas advertem: beijar pode ser prejudicial à saúde. Quem beija pode ser contaminado pelo vírus causador da mononucleose infecciosa. É mais uma coisa pra se prestar atenção na hora da paquera.

Marcos Boulo, infectologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, explica que o vírus é transmitido pela troca de saliva durante o beijo. Por isso a doença ficou conhecida entre os médicos como a febre do beijo. "O que acontece é que quando uma pessoa está doente e vai beijar, a quantidade de vírus e bactérias é muito maior. Então a chance de ficar doente é muito maior".

Os jovens são as principais vítimas. "Quando você vai beijar alguém não pensa nessas coisas. Vai pelo impulso. Na hora na agitação vai pelo embalo. Depois você pára para pensar. Às vezes nem pára pra pensar", diz uma adolecente.

Entre a população 90% têm o vírus e nem sabe. Isso acontece porque os sintomas dessa doença são muito parecidos com os da gripe. A infecção atinge a faringe, provoca febre alta, mal estar, cansaço, dores na garganta, falta de apetite e o aumento dos gânglios linfáticos do pescoço. A doença do beijo não tem cura nem vacina. Em média, a infecção é controlada pelo próprio organismo depois de duas semanas. "O tratamento que a gente sempre fala com doença de vírus desse tipo é sintomático. Então a pessoa se tem febre toma um antitérmico. Se tem dor toma um analgésico e assim por diante", explica o infectologista.

Mas será que é preciso ficar sem beijar? "Deixar de beijar na boca nunca, mas se por acaso a pessoa está doente e você percebe, ou a mesma pessoa que vai beijar sente que está resfriada com aquele pigarro, é melhor não. Melhor esperar", aconselha o Boulo.

Quando a gente fala da questão beijo, afinal de contas, qual é a importância do beijo na vida das pessoas? "Tem que beijar. O beijo é uma das maiores manifestações de carinho, de amor. Sem o beijo o relacionamento amoroso não vai pra frente. Nem começa. O beijo é importante. Seria terrível para a vida afetiva, para a vida sexual, se as pessoas ficassem muito preocupadas em beijar com o risco de pegar essa doença", conta o professor Ailton Amélio, psicólogo da Universidade de São Paulo.

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog