domingo, 5 de abril de 2009

ORAÇAO DO TERCEIRO PASSO MADA

MADAMulheres que Amam Demais Anônimas



ORAÇÃO DO TERCEIRO PASSO

Deus, ofereço-me a Ti, Para que trabalhes em mim e faças comigo o que desejares.
Liberta-me da escravidão do ego, Para que eu possa realizar melhor a Tua vontade.
Remove minhas dificuldades, Para que a vitória sobre elas possa dar testemunho, Diante daqueles a quem ajudarei, De Teu Poder, De Teu Amor eDe Teu Modo de Vida.
Possa eu sempre realizar a Tua vontade!***TERCEIRO PASSO:
"Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que nós O concebíamos".
Fazer a oração da serenidade é uma forma de praticarmos este Terceiro Passo:

A ORAÇÃO DA SERENIDADE

Senhor, Concedei-meSERENIDADEPara aceitar as coisas que não posso modificar
CORAGEMPara modificar aquelas que posso
E SABEDORIA Para perceber a diferença.

ORACOES DO MADA

MADAMulheres que Amam Demais Anônimas



Literatura
ORAÇÃO DA UNIDADE

"Eu seguro a minha mão na sua,E uno o meu coração ao seu.Para que juntas possamos fazer,Tudo aquilo que não posso fazer sozinha"


ORAÇÃO DA UNIDADE - INTEGRAL
Eu coloco minhas mãos nas suas e uno meu coração ao seu...E juntas conseguimos o que jamais conseguiríamos sozinhas!Não há mais aquela sensação de desesperança,Não mais precisamos depender de nossa instável força de vontade.Estamos todas juntas estendendo nossas mãos em busca de força e podermaior que os nossos e,ao juntarmos as mãos, encontraremos amor e compreensão além de nossos mais ardentes sonhos...






[ x ] Fechar Janela

MADA









ORAÇÃO DA SERENIDADE (texto integral)Os grupos anônimos de mútua ajuda sugerem, em seu Programa de Recuperação, que as pessoas admitam a existência de um Poder Superior a elas mesmas, tal como cada um queira concebê-lO.Iniciam e encerram todas as suas reuniões proferindo a Oração da Serenidade, embora não estejam filiados a nenhuma organização religiosa, havendo lugar para pessoas de todas as crenças ou que não tenham nenhuma bem como ateus ou agnósticos.
“Concedei-me Senhor,a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar;coragem para modificar aquelas que posso,e sabedoria para distinguir umas das outras”.
Essa Oração foi extraída da Oração da Serenidade, de autoria do teólogo Rinhold Niebuhr, cuja íntegra transcrevemos:
Concedei-me, SenhorA serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; Coragem para modificar aquelas que posso; e Sabedoria para conhecer a diferença entre elas.Vivendo um dia de cada vez; Desfrutando um momento de cada vez; Aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz; Aceitando, como Ele aceitou, este mundo tal como é, e não como Ele queria que fosse; Confiando que Ele acertará tudo contanto que eu me entregue à Sua vontade; Para que eu seja razoavelmente feliz nesta vidae supremamente feliz com Ele eternamente na próxima.Amém.




A MULHER QUE SE RECUPEROU POR AMAR DEMAIS E SUAS CARACTERISTICAS

CARACTERÍSTICAS DE UMA MULHER QUE SE RECUPEROU DE AMAR DEMAIS


1 - Ela se aceita completamente, mesmo quando quer modificar partes de si. Existe uma autoconsideração e um amor por ela mesma que são básicos, e que devem ser alimentados.

2 - Ela aceita os outros como são, sem tentar modificá-los para satisfazer suas necessidades.

3 - Ela esta ciente de seus sentimentos e atitudes com relação a cada aspecto de sua vida, inclusive sua sexualidade

.4 - Ela cuida de cada aspecto dela mesma: sua personalidade, sua aparência, suas crenças e valores, seu corpo, seus interesses e realizações. Ela se legitima, em vez de procurar um relacionamento que dê a ela um senso de autovalor.

5 - Sua auto-estima é grande o suficiente para que possa aproveitar a companhia de outras pessoas, principalmente de homens, que são bons exatamente como são. Não precisa ser necessária para se sentir digna de valor.

6 - Ela se permite ser aberta e confiante com pessoas adequadas. Não tem medo de ser conhecida num nível profundamente pessoal, mas também não se abre à exploração daqueles que não estão interessados em seu bem-estar.

7 - Ela pergunta: "Esse relacionamento é bom para mim? Ele me dá oportunidade de me transformar em tudo o que sou capaz de ser?"

8 - Quando um relacionamento é destrutivo, ela é capaz de abandoná-lo sem experimentar uma depressão mutiladora. Possui um círculo de amigos que a apoiam e tem interesses saudáveis, que a ajudam a superar crises.

9 - Ela valoriza a própria serenidade acima de tudo. Todos os conflitos, o drama e o caos do passado perderam sua atração. É protetora de si mesma, de sua saúde e de seu bem-estar

.10 - Ela sabe que um relacionamento, para dar certo, deve acontecer entre dois parceiros que compartilhem valores, interesses e objetivos semelhantes, e que possuam ambos capacidade para serem íntimos. Também sabe que é digna do melhor que a vida tem a oferecer.

CARACTERISTICA DA MULHER QUE AMA DEMAIS

CARACTERÍSTICAS DE UMA MULHER QUE AMA DEMAIS
Robin Norwood
Vem de um lar desajustado, em que suas necessidades emocionais não foram satisfeitas.
Como não recebeu um mínimo de atenção, tenta suprir essa necessidade insatisfeita através de outra pessoa, tornando-se superatenciosa, principalmente com homens aparentemente carentes.
Como não pode transformar seus pais nas pessoas atenciosas, amáveis e afetuosas de que precisava, reage fortemente ao tipo de homem familiar, porém inacessível, o qual tenta, transformar através de seu amor.
Com medo de ser abandonada, faz qualquer coisa para impedir o fim do relacionamento.
Quase nada é problema, toma muito tempo ou mesmo custa demais, se for para "ajudar" o homem com quem esta envolvida.
Habituada à falta de amor em relacionamentos pessoais, está disposta a ter paciência, esperança, tentando agradar cada vez mais.
Está disposta a arcar com mais de 50% da responsabilidade, da culpa e das falhas em qualquer relacionamento.
Sua auto-estima está criticamente baixa, e no fundo não acredita que mereça ser feliz. Ao contrário, acredita que deve conquistar o direito de desfrutar a vida.
Como experimentou pouca segurança na infância, tem uma necessidade desesperadora de controlar seus homens e seus relacionamentos. Mascara seus esforços para controlar pessoas e situações, mostrando-se "prestativa".
Esta muito mais em contato com o sonho de como o relacionamento poderia ser, do que com a realidade da situação.
Tem tendência psicológica, e com freqüência, bioquímica a se tornar dependente de drogas, álcool e/ou certos tipos de alimento, principalmente doces.
Ao ser atraída por pessoas com problemas que precisam de solução, ou ao se envolver em situações caóticas, incertas e dolorosas emocionalmente, evita concentrar a responsabilidade em si própria.
Tende a ter momentos de depressão, e tenta previní-los através da agitação criada por um relacionamento instável.
Não tem atração por homens gentis, estáveis, seguros e que estão interessados nela. Acha que esses homens "agradáveis" são enfadonhos.






[ x ] Fechar Janela

PROMESSA DE RECUPERAÇAO

AS PROMESSAS DE RECUPERAÇÃO DA DEPENDÊNCIA DE RELAÇÕES


1. Nos aceitamos totalmente, mesmo que queiramos mudar algumas de nossas características. Existe em nós o amor e respeito próprios, que alimentamos cuidadosamente e que nos propomos expandir.

2. Aceitamos os demais do jeito que eles são, sem tentar modificá-los para satisfazer as nossas necessidades.

3. Estamos em contato com nossos sentimentos e atitudes em relação a todos os aspectos das nossas vidas, incluindo nossa sexualidade.

4. Valorizamos cada parte de nós mesmas: nossa personalidade, nossa aparência, nossos valores e crenças, nosso corpo, nossos interesses e logros. Fazemos uma auto-avaliação, no lugar de procurar uma relação que nos proporcione um sentido do nosso valor.

5. Possuímos auto-estima suficiente para desfrutar da companhia dos outros, especialmente dos homens, que aceitamos do jeito que são. Não precisamos que eles sintam necessidade de nós para que possamos nos sentir dignas.

6. Nos permitimos sermos abertas e confiantes com as pessoas adequadas. Não temos medo de que nos conheçam num nível profundamente pessoal, mas também não nos expomos àqueles que não se interessam pelo nosso bem estar.

7. Perguntamos a nós mesmas: Esta relação é boa para mim? Me permite crescer para ser tudo aquilo que sou capaz de ser?

8. Quando uma relação é destrutiva, somos capazes de renunciar a ela sem que isso nos jogue numa depressão paralisadora. Temos um círculo de amigos que nos apoiam, e interesses sadios que nos ajudam a superar as crises.

9. Valorizamos nossa serenidade acima de tudo. Todas as lutas, os dramas e o caos do passado perderam seu atrativo. Protegemos a nós mesmas, nossa saúde e nosso bem estar.

10. Sabemos que uma relação, para funcionar, precisa acontecer entre duas pessoas que compartilham objetivos, interesses e valores semelhantes, e que possuem capacidade para partilhar a intimidade emocional.

Sabemos também que somos dignas do melhor que a vida pode oferecer.

VEJA SE VCOCE AMA DEMAIS TESTE





MADAMulheres que Amam Demais Anônimas




A PRIMEIRA VEZ


Se um indivíduo é capaz de amar produtivamente, ama a si mesmo; se somente sabe amar as outras pessoas, não sabe amar em absoluto.
Responda, sinceramente:



1) Torno-me obsessiva com os relacionamentos?
( ) Sim( ) Não


2) Nego o alcance do problema?
( ) Sim( ) Não


3) Minto para disfarçar o que ocorre numa relação?
( ) Sim( ) Não


4) Evito as pessoas para ocultar o problema?
( ) Sim( ) Não


5) Repito atitudes para controlar a relação?
( ) Sim( ) Não


6) Sofro acidentes devido à distração?
? Sim ? Não


7) Sofro mudanças de humor inexplicáveis?
( ) Sim( ) Não


8) Pratico atos irracionais?
( ) Sim( ) Não


9) Tenho ataques de ira, depressão, culpa ou ressentimento?
( ) Sim( ) Não


10) Tenho ataques de violência?
( ) Sim ( ) Não


11) Sinto ódio de mim mesma e me auto-justifico?
( ) Sim ( ) Não


12) Sofro doenças físicas devido a enfermidades produzidas por stress?
( ) Sim ( ) Não


Se você respondeu afirmativamente a três das doze perguntas, é uma mulher dependente das pessoas.
Neste, que é seu primeiro dia em MADA, você não encontrará a solução do problema, mas encontrará a ESPERANÇA, A FÉ, E O AMOR que as mulheres recuperadas, ou em vias de recuperação, lhe oferecerão, e que com as experiências próprias irão ajudá-la para que você possa dizer: "Não estou sozinha!".
Nós MADAs, assim como os alcoólicos - AAs, lutamos 24 horas, "só por hoje". E quando as 24 horas se tornam pesadas dizemos: "só por este momento".
Bem-vinda e êxito!







[ x ] Fechar Janela

mada 2 A MOTIVAÇAO PARA RECUPERAÇAO









A MOTIVAÇÃO EM MINHA RECUPERAÇÃO
A motivação é a garra que se tem para fazer algo. Uma pessoa está realmente motivada quando deseja chegar à sua recuperação. Está disposta a fazer todo o necessário para conquistá-la, para mantê-la e ir melhorando dia a dia.Se estiver convencida que sua recuperação é muito importante, seguramente estará mais próxima de consegui-la, o que, por sua vez, reforçará sua motivação. Este é o momento de questionar-se se sua recuperação é algo prioritário entre os objetivos de sua vida. Se sua recuperação realmente o é, tenha a perseverança necessária para exercitar-se todos os dias, porque é somente pela repetição de condutas positivas que sua maneira de agir poderá se transformar. Se você não puder dedicar, em média, uma hora por semana para estar com o grupo, sua motivação é pobre. Quem pode compreendê-la melhor é a companheira de grupo que está na mesma situação. O grupo é muito útil porque ali você pode pedir ajuda. Se a aceitar, e fizer algo que for sugerido, estará no caminho da recuperação.O grupo proporciona as técnicas, o modo de utilizá-las, e mostra como elas já serviram a outras mulheres.Se você não assiste às reuniões do grupo, poderá estar pensando: "Eu, sozinha, vou conseguir", e nega-se a aceitar a verdade. Você entra em negação e em segredo, ou seja, na falta de sinceridade consigo mesma. Oculta a verdade das outras pessoas porque essa verdade lhe causa vergonha.Se você tem uma motivação maior, passa a desfrutar do bem-estar e da felicidade que se consegue através da recuperação. Quanto mais se avança por este caminho, mais bem-estar e felicidade vai se obtendo. A idéia é a de não pensar mais que algum dia chegará a ser feliz, mas que aos poucos você vai se tornando feliz. Deverá ter muita paciência com você mesma. E também a constância necessária para alcançar seus pequenos objetivos.Para saber qual é a minha motivação, devo completar por escrito:
1) Minha recuperação é a minha primeira prioridade?
2) Porque participo do Grupo MADA?
3) O que já consegui em MADA?
4) Que desculpas dou para não comparecer ao grupo? Permito que os problemas de MADA como grupo, impeçam minha recuperação?
5) Quais são os motivos que me impedem de participar do grupo?
6) O que me ocorre quando não venho ao grupo?
7) Trabalho durante a semana o que aprendi em MADA?
8) Como estava quando ingressei em MADA?
9) Como estou agora?
10) Como quero estar dentro de um ano?
11) Aquilo que recebo do grupo, o que incorporo à minha vida?
12) O que dou da minha parte ao grupo?
Os seres humanos não são perfeitos, mas podem ser melhorados.





mulheres que amam demais




AS DOZE TRADIÇÕES DE MADA

Assim como os Doze Passos nos ajudam na nossa recuperação, as Doze Tradições nos ajudam a manter a unidade do grupo.



1. Nosso bem-estar deve vir em primeiro lugar. O progresso pessoal da maioria depende da unidade.


2. Para o propósito do nosso grupo, existe somente uma autoridade: um Deus afetuoso, que Se expressa em nossa consciência de grupo. Nossas líderes são apenas servidoras confiáveis. Não governam.


3. O único requisito para ser membro de MADA é o desejo de se recuperar da dependência das pessoas.


4. Cada grupo deve ser autônomo, exceto em questões que digam respeito a outros grupos de dependência de pessoas ou de anônimos em geral.


5. Cada grupo de MADA tem um único objetivo, que é o de ajudar a seus membros a se recuperarem da sua dependência de pessoas. Fazemos isso através da prática dos Doze Passos de MADA, dando e recebendo ajuda de outras dependentes.


6. Os grupos de MADA não devem apoiar, financiar ou emprestar seu nome a nenhuma entidade externa, para evitar que problemas envolvendo dinheiro, propriedade ou prestígio os afastem do seu objetivo primordial, que é o espiritual. Embora sejam entidades separadas, devem sempre cooperar com outros Programas de Anônimos.


7. Todos os grupos de MADA devem ser economicamente auto-suficientes e não devem aceitar contribuições externas.


8. O trabalho dos Doze Passos de MADA nunca deverá ser profissional. Entretanto, nossos centros de serviços poderão empregar funcionários especializados.


9. Nossos grupos, assim como os grupos de Anônimos, não devem ser organizados, mas podemos criar comitês ou juntas de serviço diretamente responsáveis perante àqueles a quem servem.


10. Os grupos de MADA não têm opinião sobre questões externas, para impedir que o seu nome possa ser levado a controvérsias públicas.


11. Nossa política de relações públicas baseia-se mais na atração do que na promoção; é necessário manter o anonimato pessoal para a imprensa, rádio, filmes e televisão. É necessário proteger, com cuidado especial, o anonimato de todos aqueles de quem nos tornamos dependentes.


12. O anonimato é o fundamento espiritual de todas as nossas tradições. Devemos lembrar sempre que os princípios estão acima das personalidades.

mada, mulheres que amam demais




Mulheres Que Amam Demais Anônimas

OS DOZE PASSOS DE MADA
1. Admitimos que éramos impotentes perante os relacionamentos e que tínhamos perdido o controle de nossas vidas.


2. Passamos acreditar que um poder superior a nós mesmas poderia nos devolver a sanidade.


3. Decidimos entregar nossas vidas aos cuidados de Deus, na maneira como O concebíamos.


4. Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmas.



5. Admitimos perante Deus, perante nós mesmas e outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.



6. Nos dispusemos inteiramente a deixar que Deus removesse os defeitos do nosso caráter.



7. Humildemente, pedimos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.



8. Fizemos uma lista de todas as pessoas que prejudicamos e nos dispusemos a reparar os erros que cometemos com elas.



9. Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.



10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos erradas, nós o admitíamos prontamente.



11. Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade e forças para realizar essa vontade.



12. Graças a esses passos, experimentamos um despertar espiritual e procuramos transmitir essa mensagem a outras mulheres, dependentes de pessoas. Procuramos praticar esses princípios em todas as nossas atividades. Nada, absolutamente nada, acontece por equívoco no mundo de Deus.... A não ser que eu aceite a vida totalmente do jeito que ela é, não poderei ser feliz. Preciso me concentrar menos no que é preciso mudar no mundo e mais no que eu preciso mudar em mim e nas minhas atitudes.



-OS DOZE PASSOS DE MADA (Adaptados de A.A.)-

quando amar demais e um problema



Quando amar demais o outro é um problema


Getty ImagesA baixa auto-estima pode desencadear relações doentias
Busca
Saiba mais na Internet sobre: Ambiente Arqueologia Astronomia Clonagem Espaço Genética Paleontologia Publicações Científicas Saúde Tecnologia
Faça sua pesquisa na Internet:
Lívia SouzaEm uma pequena sala nos fundos de uma igreja em São Paulo, dezenove mulheres sentadas em fileiras de cadeiras falam alternadamente sobre seus problemas no relacionamento.



Em sua grande maioria, são relatos de frustrações, inseguranças e falta de companheirismo. Atrás de uma mesa coberta por uma toalha rosa, uma coordenadora cronometra os cinco minutos a que cada uma tem direto para contar sua história. As demais ouvem atentamente e lançam olhares de compreensão. Vez ou outra, uma mulher pede a palavra para contar como superou um casamento ou namoro desastrosos e servir de exemplos para as demais. É neste clima que ocorrem os encontros do Mada (Mulheres que Amam Demais Anônimas), um grupo que tem como objetivo ajudar mulheres a se livrar de relacionamentos destrutivos. "Não sei o que seria de mim sem vocês", é uma das frases mais ouvidas durante as reuniões. » Os Doze Passos de Mada» Você já sofreu por amor? Conte aqui sua história Espalhado pelo mundo, o Mada chegou ao Brasil em 1994 por meio de uma mulher que prefere não se identificar e foi casada com um alcoólatra. Ela se inspirou no livro Mulheres que Amam Demais, em que a terapeuta familiar americana Robin Norwood conta sua experiência no envolvimento com um dependente químico, e decidiu seguir o conselho da autora: abriu um grupo no bairro dos Jardins, em São Paulo, para tratar da doença de amar e sofrer demais. Desde então, as reuniões ganham fôlego e ajudam pessoas como Fátima*. A comerciante de 42 anos esteve casada com um homem machista por mais de 20 anos até que terminou a união. Em um novo relacionamento há três anos, ela se vê novamente em uma posição de inferioridade, onde humilhações são constantes. "Ele me agride verbalmente, dizendo que ninguém, além dele, ficaria com uma baranga feito eu", desabafa. Segundo Fátima, ele se mostra ciumento e possessivo. "Não posso sair nem mesmo com meus netos." Quem acompanha as reuniões percebe que elas são freqüentadas por mulheres vindas das mais diferentes classes sociais. São patricinhas descoladas, mães, solteiras e também aquelas como Fátima, que saiu de sua casa na periferia de São Paulo e pegou um ônibus para chegar à sala alugada nos fundos da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A faixa etária também é abrangente, desde uma mulher de 24 que se casou há uma década até as senhoras que já são avós.Não conseguir colocar um ponto final em um relacionamento já desgastado e doentio é motivo de desespero de muitas mulheres. Mas outras também sofrem quando a relação termina por iniciativa do outro. "Eu fazia escândalos, não aceitava que o homem que viveu comigo por cinco anos tivesse se separado de mim e, pior, não me ligava, não tinha o menor interesse em saber como eu estava", conta Miriam*, que há três meses freqüenta o Mada de Recife, uma das quarenta reuniões semanais que ocorrem no país. "Tenho vergonha de lembrar do que fiz e sei que não estou pronta para me envolver com outro homem", analisa.A dificuldade de voltar a se relacionar é carregada de traumas que, segundo a psicoterapeuta Suely Molitérno, acabam "contaminado as próximas relações". Por isso, é importante a ajuda especializada e, caso não seja possível pagar por uma terapia individual, as irmandades anônimas, como o Mada, podem ser a saída. "O grupo oferece um espaço para falar do problema que, além de sigilo, exige interesse do ouvinte", diz Mary Boeira da Silva, psicanalista e diretora do Instituto Wilfred Bion, de Porto Alegre. "É um espaço de identidade onde é possível viver em um mundo em 'miniatura', com pessoas que possuem dificuldades semelhantes."Assim como o Alcoólatra Anônimo - grupo que serviu de base para o surgimento de diversos outros -, o Mada possui 12 passos de recuperação Além deles, o amadrinhamento por uma mulher que já freqüenta o grupo, a literatura indicada e o anonimato são, segundo os membros da irmandade, outros instrumentos para a melhora.Muitas vezes é difícil diferenciar uma dor passional de uma obsessão pelo ser amado.


Segundo Suely Molitérno, a psiquiatria chama de Transtorno de Perda o período de 60 dias após uma perda afetiva por morte ou afastamento. Passado os dois meses, e com a permanência dos sintomas de tristeza, a psicoterapeuta aconselha a busca por apoio profissional. Para a psicóloga Marcia Corrêa, a obsessão pode ser percebida ainda antes da perda. "Deve-se prestar atenção se o ciúme é muito grande, pois esse sentimento está diretamente relacionado à baixa auto-estima", explica. A saída para esse, e todos os demais problemas de dependência, é a cartilha de bom convívio social. Faça sozinha atividades como academia, aula de canto, violão, corte-costura e programe encontros só com amigos, deixando a parceiro à vontade para fazer o mesmo. "Dar liberdade faz com que o outro fique mais próximo", diz Márcia.Eu que amo tantoAs histórias de mulheres que sofrem por amor foram transportadas para o livro Eu Que Amo Tanto, escrito pela atriz e jornalista Marília Gabriela e publicado pela Editora Rocco. A obra é focada nas histórias de 13 mulheres que sofrem por amar demais, todas narradas em primeira pessoa. "Eu apenas lapidei, literalizei os depoimentos dessas mulheres", explicou a autora. A vontade de escrever o livro nasceu de seu envolvimento com o fotógrafo Jordi Burch - que assina as imagens da publicação. "Queríamos falar sobre o amor e o Mada tinha ficado na minha cabeça desde a novela de Manoel Carlos (Mulheres Apaixonadas, atualmente em reprise na seção Vale a pena ver de novo, na Rede Globo)", explica. Decidido o tema sobre seu novo projeto, Marília Gabriela foi parar em uma reunião do Mada e revelou sua intenção as participantes.


"No primeiro contato, 16 mulheres aceitaram participar do livro, mas três desistiram no meio do processo", diz Marília Gabriela. "As 13 restantes vieram em minha casa e a maioria consentiu em posar para as ilustrações do livro". Segundo a jornalista, é impossível não se identificar com os depoimentos. "As mulheres muitas vezes repetem padrões. E você percebe todos os equívocos, por exemplo, a vitimização causada pelo ciúme, que é confundida com amor", esclarece. Agora, Marília Gabriela planeja se infiltrar no "lado de lá". "Quero dar voz aos homens que se permitem amar demais", conta. Segundo a jornalista, dois rapazes já se mostraram interessados em contar suas histórias, e do que depender dela, muito ainda será dito sobre a transformação do amor em relações doentias.Mada (Mulheres que amam demais anônimas). Informações e endereços das reuniões: http://www.grupomada.com.br/site/Eu Que Amo Tanto. Editora Rocco. 160 páginas.* Nomes fictícios, alterados a pedido das entrevistadas.
Redação Terra


amor patologico


O amor patológico só é possível ser tratado quando a pessoa admite que está fora de seu controle. Segundo a psicóloga Sílvia Rezende Azevedo, normalmente as pessoas costumam procurar ajuda de um especialista somente quando o relacionamento acaba ou existe a ameaça de perder o parceiro.

DEPRESSAO


Transtorno depressivo, depressão maior, depressão unipolar, incluindo ainda tipos diferenciados de depressão, como depressão grave, depressão psicótica, depressão atípica, depressão endógena, melancolia, depressão sazonal.
O que é a depressão?
Depressão é uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. Todas as pessoas, homens e mulheres, de qualquer faixa etária, podem ser atingidas, porém mulheres são duas vezes mais afetadas que os homens. Em crianças e idosos a doença tem características particulares, sendo a sua ocorrência em ambos os grupos também freqüente.
Como se desenvolve a depressão?
Na depressão como doença (transtorno depressivo), nem sempre é possível haver clareza sobre quais acontecimentos da vida levaram a pessoa a ficar deprimida, diferentemente das reações depressivas normais e das reações de ajustamento depressivo, nas quais é possível localizar o evento desencadeador.
As causas de depressão são múltiplas, de maneira que somadas podem iniciar a doença. Deve-se a questões constitucionais da pessoa, com fatores genéticos e neuroquímicos (neurotransmissores cerebrais) somados a fatores ambientais, sociais e psicológicos, como:
Estresse
Estilo de vida
Acontecimentos vitais, tais como crises e separações conjugais, morte na família, climatério, crise da meia-idade, entre outros.
Como se diagnostica a depressão?
Na depressão a intensidade do sofrimento é intensa, durando a maior parte do dia por pelo menos duas semanas, nem sempre sendo possível saber porque a pessoa está assim. O mais importante é saber como a pessoa sente-se, como ela continua organizando a sua vida (trabalho, cuidados domésticos, cuidados pessoais com higiene, alimentação, vestuário) e como ela está se relacionando com outras pessoas, a fim de se diagnosticar a doença e se iniciar um tratamento médico eficaz.

O que sente a pessoa deprimida?
Freqüentemente o indivíduo deprimido sente-se triste e desesperançado, desanimado, abatido ou " na fossa ", com " baixo-astral ". Muitas pessoas com depressão, contudo, negam a existência de tais sentimentos, que podem aparecer de outras maneiras, como por um sentimento de raiva persistente, ataques de ira ou tentativas constantes de culpar os outros, ou mesmo ainda com inúmeras dores pelo corpo, sem outras causas médicas que as justifiquem. Pode ocorrer também uma perda de interesse por atividades que antes eram capazes de dar prazer à pessoa, como atividades recreativas, passatempos, encontros sociais e prática de esportes. Tais eventos deixam de ser agradáveis. Geralmente o sono e a alimentação estão também alterados, podendo haver diminuição do apetite, ou mesmo o oposto, seu aumento, havendo perda ou ganho de peso. Em relação ao sono pode ocorrer insônia, com a pessoa tendo dificuldade para começar a dormir, ou acordando no meio da noite ou mesmo mais cedo que o seu habitual, não conseguindo voltar a dormir. São comuns ainda a sensação de diminuição de energia, cansaço e fadiga, injustificáveis por algum outro problema físico.
Como é o pensamento da pessoa deprimida?
Pensamentos que freqüentemente ocorrem com as pessoas deprimidas são os de se sentirem sem valor, culpando-se em demasia, sentindo-se fracassadas até por acontecimentos do passado. Muitas vezes questões comuns do dia-a-dia deixam os indivíduos com tais pensamentos. Muitas pessoas podem ter ainda dificuldade em pensar, sentindo-se com falhas para concentrar-se ou para tomar decisões antes corriqueiras, sentindo-se incapazes de tomá-las ou exagerando os efeitos "catastróficos" de suas possíveis decisões erradas
Pensamentos de morte ou tentativas de suicídio
Freqüentemente a pessoa pode pensar muito em morte, em outras pessoas que já morreram, ou na sua própria morte. Muitas vezes há um desejo suicida, às vezes com tentativas de se matar, achando ser esta a " única saída " ou para " se livrar " do sofrimento, sentimentos estes provocados pela própria depressão, que fazem a pessoa culpar-se, sentir-se inútil ou um peso para os outros. Esse aspecto faz com que a depressão seja uma das principais causas de suicídio, principalmente em pessoas deprimidas que vivem solitariamente. É bom lembrar que a própria tendência a isolar-se é uma conseqüência da depressão, a qual gera um ciclo vicioso depressivo que resulta na perda da esperança em melhorar naquelas pessoas que não iniciam um tratamento médico adequado.
Sentimentos que afetam a vida diária e os relacionamentos pessoais
Freqüentemente a depressão pode afetar o dia-a-dia da pessoa. Muitas vezes é difícil iniciar o dia, pelo desânimo e pela tristeza ao acordar. Assim, cuidar das tarefas habituais pode tornar-se um peso: trabalhar, dedicar-se a uma outra pessoa, cuidar de filhos, entre outros afazeres podem tornar-se apenas obrigações penosas, ou mesmo impraticáveis, dependendo da gravidade dos sintomas. Dessa forma, o relacionamento com outras pessoas pode tornar-se prejudicado: dificuldades conjugais podem acentuar-se, inclusive com a diminuição do desejo sexual; desinteresse por amizades e por convívio social podem fazer o indivíduo tender a se isolar, até mesmo dificultando a busca de ajuda médica
Como se trata a depressão?
O tratamento médico sempre se faz necessário, sendo o tipo de tratamento relacionado à intensidade dos problemas que a doença traz. Pode haver depressões leves, com poucos aspectos dos problemas mostrados anteriormente, ou pode haver depressões bem mais graves, prejudicando de forma importante a vida do indivíduo. De qualquer forma, depressões leves ou mais graves necessitam de tratamento médico, geralmente medicamentoso (com medicações antidepressivas), ou psicoterápico, ou a combinação de ambos, de acordo com a intensidade da doença e a disponibilidade dos tratamentos.

pesadelos


premunicoes em sonhos

SONHOS PREMONITÓRIOS

Este é um tema que desperta uma curiosidade extrema em quase todo mundo. Afinal de contas, é possível um sonho prever alguma coisa? A resposta é muito complicada se levando em conta a dificuldade de provas científicas. Para simplificar diria que depende da crença internalizada na pessoa, ou promulga um ato de fé em dito acontecimento, ou simplesmente ignora tal episódio. Descarto apenas aquelas manifestações clássicas onde alguém acordou no meio da noite e recebeu a visita de uma parente que veio a falecer exatamente naquele momento. A pesquisa comprova que tais relatos geralmente são distorcidos, e que o sujeito em questão teve dito sonho após saber da notícia, e sua mente cometeu um equívoco temporal. Não estou generalizando todo o tipo desta experiência, apenas me baseio no que pude perceber nos detalhes de relatos desta natureza. O fato é que para quem acredita neste tipo de sonho vale uma regra: jamais alguém detém o controle ou pode consecutivamente perceber tais acontecimentos transcendentais quando assim o desejar. A experiência varia conforme o grau de apego ou ligação do indivíduo em relação a determinada pessoa ou evento. O próprio FREUD em sua clássica obra sobre a interpretação dos sonhos, se referiu a passagem bíblica sobre o sonho acerca da fartura e miserabilidade no EGITO; o livro do Pentateuco falava dos sete anos de abundância e conseqüente miserabilidade para aquele povo. Tal passagem prova como há milênios a mente humana é fascinada pela capacidade de prever algum acontecimento. Muitos achariam que tal obsessão está ligada ao apego ou ao medo da morte, devido que o sonho não deixa de ter o simbolismo desta última. Morremos diariamente, e o sonho possui um simbolismo de continuidade de consciência quando não detemos mais o controle sobre nosso organismo. Este enigma é o que mais assola o psiquismo da humanidade desde sua alvorada.
A psicologia de CARL GUSTAV JUNG, seguidor inicialmente de FREUD, chamou de sincronicidade o fenômeno dos sonhos premonitórios. A mesma seria uma ligação entre dois eventos sem uma aparente relação entre causa e efeito. O próprio JUNG quando estava rompendo com FREUD, relatou uma experiência nesse sentido: “Estavam conversando sobre eventos transcendentais, e FREUD sempre se colocava como cético perante tais fenômenos. JUNG então disse que naquele instante a estante faria um estralo, fato que aconteceu. Disse ainda que o fenômeno se repetiria, acontecendo novamente. FREUD então num ar de espanto teve uma ausência ou espécie de desmaio”. Posteriormente em um trabalho seu, FREUD negou todo o acontecido. Nos primeiros anos de minha formação, me surpreendi com um sonho de um rapaz com baixa instrução cultural. O sonho se referia ao famoso julgamento de NUREMBERG; sobre os crimes de guerra praticados pelos nazistas. Incrivelmente este rapaz que nem possuía o ginásio, acertou quando sonhou que 12 pessoas foram condenadas a morte(número exato das execuções); o mais impressionante é que conseguiu visualizar no sonho e guardar o nome em alemão de pelo menos seis pessoas e me contar. Notem que sonho não é de natureza premonitória, mas revela um fato histórico realmente ocorrido e que a pessoa desconhecia. Descartei que na época o mesmo pudesse ter lido alguma coisa a respeito, pois sua profissão exigia trabalhar umas 17 horas por dia, e mal entendia um texto que lhe mostrassem. Outro fato era que o rapaz vivia uma relação extremamente autoritária com seu pai, sendo que esta questão poderia ter desperto uma ligação com o que JUNG denominou de inconsciente coletivo, ou o acervo de todas as imagens, simbolismos e história da humanidade; se identificando inconscientemente e captando “arquivos” de um dos maiores períodos repressivos no decorrer dos tempos.
O próximo sonho é fantástico no tocante ao tema: “Sonhei que estava num avião a caminho de um país que não distinguia bem o nome, me pareceu(erit); havia muita discussão a bordo; de repente houve uma forte explosão e senti que todos morremos. Na última visão enxerguei cerca de umas 50 pessoas desesperadas”. Este sonho me foi contado por um colega de faculdade no dia 03 de janeiro de 1986. Por volta do dia 18 do mesmo mês e ano, li uma reportagem que dizia que ocorreu um desastre aéreo na ETIÓPIA(antiga ERITRÉIA) no dia anterior, sendo que 54 pessoas morreram, e a causa suposta do acidente talvez fosse um atentado contra o governo marxista daquele país na época. A princípio a reação foi como se fosse um comum filme de suspense, mas os fatos falam por si mesmo, e como disse anteriormente cabe a cada um a escolha sobre o que acreditar. Qual a lógica deste tipo de sonho, e por que alguém pode ter uma suposta previsão com um acontecimento em uma região tão distante? Difícil responder, apenas devemos continuar a pesquisa num caráter sério para entendermos melhor os mecanismos que possuímos e usamos sem nenhum propósito lógico, até por que a mente nos dá uma mensagem de total obscurantismo quando o assunto requer uma atenção que foge dos padrões de nossa racionalidade.

PESADELOS

EXEMPLOS DE SONHOS E PESADELOS QUE REVELAM A NECESSIDADE DE AJUDA TERAPÊUTICA
Muitos têm uma idéia errônea acerca dos pesadelos, achando que sua gravidade varia conforme o tema ou o tipo de reação produzida. Embora a sensação emotiva após um pesadelo ou sonho seja a base central que devamos nos apoiar, nem sempre tal conduta é fidedigna na apuração do inconsciente da pessoa. Não há regras fixas na análise e interpretação dos sonhos, e como disse acima, só o estreito contato com o paciente e conhecimento do mesmo pode nos fornecer bases seguras para descobrirmos os intrincados caminhos ocultos dos sonhos. Assistimos nos dias de hoje, mais uma tentativa dos laboratórios lucrarem com os distúrbios do sono, se montando uma verdadeira parafernália científica para provar que os pesadelos são de origem eminentemente fisiológica, descartando a própria origem da psicologia que foi baseada na análise dos sonhos por SIGMUND FREUD. Não se trata aqui de fincar tese em nenhum tipo de corporativismo, mas, ser honesto o suficiente para perceber o drama das relações e núcleo econômico de nossa sociedade como fatores de contaminação de nosso íntimo. Imputar distúrbios psíquicos somente a fatores químicos ou hormonais é no mínimo sabotar a possibilidade de mudança do ser humano. Tudo também é um reflexo ou conseqüência de um modelo de vida que adotamos ou fomos obrigados a incorporar. Obviamente não estou contra a pesquisa médica, mas, apenas ressalto que a mesma deve ter a suficiente humildade para se integrar em outras áreas, coisa que nem sempre acontece.
Voltando ao tema dos pesadelos, a pergunta que todos se fazem é quando os mesmos realmente são indicativos de um distúrbio psicológico? A primeira resposta passa pelos chamados sonhos recorrentes, com uma mesma temática seguidas vezes. Como exemplo cito o sonho de estar de volta a escola, colegial ou faculdade, sendo que o indivíduo já completou tal etapa. No primeiro texto falei que esse tipo de sonho revela alguma incompletude da pessoa, ou um processo inacabado. O fato é que tal sonho irá “martelar” a mente do indivíduo até que o mesmo perceba sua fuga de um processo que teme ou teima em não resolver. O simbolismo da volta ao aprendizado escolar é mais do que claro, sendo que a pessoa “cabulou” literalmente “um evento traumático de extremo sofrimento ou angústia. Notem que este tipo de sonho não possui nenhum conteúdo apavorante, mas revela a inércia da pessoa perante seu medo ou complexo de inferioridade. O psiquismo passa a punir alguém que acha que pode tranqüilamente se furtar de determinada operação não concluída. É até um processo lógico, se pararmos para refletir mais detalhadamente. Mas quais pontos não resolvidos este tipo de sonho mostra? Geralmente eventos de inveja e comparação perante o meio do sujeito, sendo que o mesmo fugiu efetivamente de uma situação de prova que talvez não pudesse assimilar. Sonhar com uma etapa anterior significa também que a pessoa acumulou um exacerbado sentimento de culpa perante uma situação, regredindo oniricamente ao evento traumático. Os sonhos são a prova psíquica de que não usamos nosso potencial mental na vida consciente. Eles nos oferecem desconhecimento e uma certa excitação para aquele que empreende efetivamente sua jornada interior.
Sonhar com perseguições de assaltantes, seqüestros, armas de fogo; caso tais acontecimentos não tenham realmente acontecido na realidade, denotam medo e insegurança da pessoa no tocante a perder algo valioso. Antigamente este tipo de sonho era muito interpretado em conflitos de ordem afetiva, se relacionando assalto ao medo de perder alguém especial. Embora isto possa ocorrer, creio que este tipo de sonho têm hoje em dia um aspecto eminentemente social, revelando principalmente o pânico do desemprego e miséria econômica. Não podemos nos esquecer que o simbolismo psíquico altera ou se mantém conforme os valores ditados pela sociedade. Se pudesse ser feita uma pesquisa em cima deste conceito, descobrir-se-ia que este tipo de sonho citado ocorria em demasia no final da década de 20, no transcorrer do crack da bolsa de valores que causou enorme depressão econômica. Sonhos de caráter erótico quase nunca revelam distúrbios psicológicos, mas, ao contrário do que muitos pensam, não dizem necessariamente de uma tentativa inconsciente de satisfação sexual; alertam para o fato de que a pessoa está carenciada e insatisfeita nessa área.
A seguir, relatarei pesadelos ou sonhos que afetaram em demasia os pacientes, e tentarei fazer sua análise para que este estudo possa abranger o maior número possível de pessoas e situações. Novamente observo o fato de que não é o tema ou susto que dá a dimensão do problema psicológico, mas tão somente como se insere na vida do indivíduo.
“Sonhei que minha casa possuía cômodos que eu desconhecia; comecei então a fazer uma visita aos mesmos, num misto de alegria e preocupação com o que poderia acontecer ou o que iria encontrar. Meu medo de insetos ou outros animais era muito grande; subindo na parte de cima da casa, notei que um determinado cômodo estava para despencar; só me regozijava o fato de ter descoberto que poderia ter mais um quarto”. O paciente tinha este sonho com certa freqüência, e passou a se incomodar com o mesmo por não perceber seu significado. Medo de insetos ou determinados animais, remonta à infância, sendo que é algo comum, desprovido de maiores detalhes psicológicos. O interessante é o próprio indivíduo no sonho desconhecer a capacidade física ou os recursos de que dispõe. Este sonho o alerta para uma estagnação em sua vida, e o quanto poderia crescer, caso expandisse seu conhecimento ou atuação. O cômodo que ameaça despencar reflete o medo de mudar ou iniciar algo, está em cima da casa inclusive, o que denota simbolicamente arrojo ou algo mais expansivo. Finalmente a satisfação de um quarto maior, reflete embotamento afetivo e limitação de seus sonhos ou projetos, pois está encerrado em determinado lugar.
O pesadelo a seguir é impressionante no tocante ao sofrimento que causou à pessoa:
“Tive uma certa discussão e fui parar num hospital psiquiátrico; senti uma tremenda injustiça; e por mais que argumentasse sabia de que nada adiantaria. Planejava minha fuga; mas acabei contido por diversas vezes; sendo que ia ser medicado e tomar eletrochoques. Fui levado a sala de uma psiquiatra que com toda a frieza do mundo nem quis saber de minhas explicações. O mais estranho é que quando olhava em volta não haviam pessoas com distúrbios psicológicos, mas indivíduos que não aceitaram humilhações impostas pela sociedade. Num vacilo da segurança consegui chegar até o portão de entrada, não encontrei guardas; apenas alguns internos esperando para sair. Notei que havia uma lista na parede, do tipo daquelas de um resultado de vestibular, e percebi que meu nome constava entre os primeiros. Num primeiro momento sabia que aquilo tudo era um pesadelo e que iria acordar, mas, sentia que novamente a imagem daquele terror invadia minha mente.”
Realmente é incrível como nosso inconsciente pode ser tão torturante em determinadas situações, e o simbolismo da psicose ou loucura incubada no mesmo soava como uma horrenda humilhação. A extrema politização da temática é interessante, sendo que não nos causa estranheza todo tipo de injustiça e violência que se comete num lugar desses, em nome do enquadramento social. Mais incrível ainda é não encontrar o tipo “lunático”, mas pessoas comuns que simplesmente ousaram questionar determinadas regras; é quase que o roteiro de um filme dramático e real. O fato de estar nas primeiras colocações numa lista de vestibular revela a lendária dicotomia entre a loucura e genialidade, e a própria pessoa acaba não distinguindo qual das duas é sua verdade interna. O paciente contou que teve este sonho após se encontrar no mesmo dia com uma pessoa que considera infeliz e negativista, sendo que acreditou numa espécie de influência negativa contra sua pessoa, isto seria possível? A psicologia tradicional advoga que o sonho é posse exclusiva de quem o teve, excluindo qualquer tipo de influência citada. Penso ser este um conceito racional e limitado, pois assim como um vírus é transmitido para milhares de pessoas, o mesmo acaba acontecendo com o processo psíquico. Se a pessoa se encontra debilitada ou sua sensibilidade não possui canais de contenção, fatalmente absorverá literalmente o “lixo” do processo mental do outro.
A própria psicologia historicamente descreveu este processo como contratransferência- sendo os sentimentos do terapeuta em reação ao que o paciente lhe passa, causando distúrbio e conflito no primeiro. A questão da negatividade passa por forçar que o outro seja uma espécie de receptor para os conflitos não resolvidos da pessoa, e a única solução é manter um certo desinteresse ou distanciamento quando sentirmos nossa limitação em poder efetivamente fazer algo pelo outro. Não se trata de ausência de compaixão, mas mantermos também nossa saúde psíquica. A sabedoria também passa pela conscientização de quando realmente podemos ser úteis.
“Sonhei que estava num determinado lugar; haviam vários equipamentos eletrônicos de toda espécie, porém, não conseguia os desligar, e uma senhora muito idosa apontava todas as falhas nas engenhocas; percebi então que aquela casa tinha sido minha há várias décadas ou em outra reencarnação”. Novamente vemos o duelo dos opostos neste sonho. A tecnologia moderna, mas sempre falhando versus alguém antigo mas cheio de sabedoria. A senhora no sonho tinha o significado para este paciente de que sua capacidade afetiva não tinha sido realizada até o presente momento. Na elaboração em consultório o mesmo se conscientizou que os anos se passaram e nunca tinha experenciado uma relação profunda. Notem que o retorno a casa ou crença na reencarnação é exatamente o ponto que estava discutindo acima, enquanto determinado conteúdo psíquico não for resolvido, seu retorno virá sob os mais variados temas e disfarces. A dívida mental nunca expira.
“Sonhei que tinha sido escolhido para ser visitado por um grande astro de cinema; quando o mesmo chegou começou um grande tornado; notei que parte de minha casa estava destruída e a água começava a entrar; logo comecei uma luta corporal com o astro citado; depois tudo se acalmou e nos tornamos amigos. Ele foi embora e contei para todos os meus conhecidos a sorte de ser visitado por uma celebridade; foi quando notei que a assessora do mesmo não tinha ido embora, e tomei uma enorme bronca por estar relatando detalhes íntimos do ator”. Este sonho têm muito a ver com o distúrbio psicológico chamado de “neurose de êxito”. Já acompanhei centenas de pessoas que lutam incansavelmente por uma promoção ou cargo, e assim que o obtém, entram numa espécie de “choque ou paralisia psíquica”, temendo a perda a todo o momento, ou achando que não conseguirão desempenhar satisfatoriamente a nova função. Muitos atribuem esse processo a uma culpa internalizada; apenas acrescento uma incrível dificuldade de lidar com a inveja ou competição. A terapia é primordial nestes casos, pois há elementos inconscientes que irão sabotar qualquer progresso do sujeito.
“Estava junto de uma antiga namorada, que foi praticamente a única pessoa que considero que realmente amei ou que no mínimo queria sua presença o tempo todo; começamos a trocar afeto e senti uma ternura indescritível; de repente ela começou a mexer em meu relógio e descobriu uma série de recursos que eu não tinha notado. Tudo mudou, ela se tornou agressiva e distante; havia uma festa e tentei me servir de comida e bebida, porém, notei que todos tinham apanhado seu prato e não localizava o lugar onde poderia me servir. Notei que a casa era do tipo daquelas mansões mal assombradas de filmes. Comecei a ficar preocupado com o meu retorno, pois era um lugar distante e o caminho de volta era perigoso. Ela reclamou de extremas dificuldades econômicas, e simplesmente lhe agradeci por ter tido a possibilidade de lembrar que sua pessoa me proporcionou os melhores momentos de minha vida”. Este é um sonho que toca a fundo o centro afetivo de um ser humano. O simbolismo do relógio e seus variados recursos prova como o tempo é uma fração de segundos na memória que sempre se mantém viva quando foi sensibilizada em determinada ocasião. Novamente o tema do retorno. Quase podemos concluir que 90% de um sonho é a mais pura saudade. O inconsciente clama pela volta de uma satisfação ou gozo, assim como deseja também repetir a dor de um trauma. Enfim, nossa mente é um misto do mais puro gozo e horror. Esta é a dialética máxima do inconsciente. O mais interessante é a evolução do paciente no tocante a uma experiência de rejeição ou fracasso. Admitiu não só sua paixão, mas reconheceu o poder que outra pessoa teve sobre sua história emocional. Precisamos parar de sentir raiva ou ódio perante o fracasso deste tipo de vivência, e admitir que somos influenciados ou até “enfeitiçados” quando nosso desejo foge do controle. Faz parte do íntimo humano. Devemos estar preparados para abrir mão do desejo de poder sobre uma gratificação que almejamos e o destino sublinhou que não seria possível. A morte ou finitude soa alto na mais pura experiência de excitação ou felicidade.
“No fundo do quintal de minha casa estavam construindo um prédio; minha ex-namorada e a mãe dela estavam comigo e íamos comprar um apartamento; em outro sonho ela tinha engravidado de outra pessoa e assim mesmo pedia para que voltássemos”. Este relacionamento acabou de uma forma extremamente dolorosa para o paciente, fato que o motivou a procurar a terapia. Seu sofrimento na época era quase que intolerável, se somando extensas crises de angústia. Teve este pesadelo quando já havia se recuperado, provando que seu inconsciente ainda o mantinha numa espécie de expiação ou penitência que insistia em o atormentar. Seria mais do que óbvio falarmos aqui de posse ou apego, sendo que a partir do momento que sua vaidade ou narcisismo foram atacados, começou a contra reação de profundo sofrimento. O paciente em questão já tinha encontrado outra namorada, onde segundo seu relato conseguia mais prazer e satisfação. Mas então por que as lembranças do passado ainda o atormentavam? A resposta não é o fato da perda, mas um auto punição constante por sentir

os sonhos


Significado dos Sonhos
INTERPRETAÇÃO E SIGNIFICADOS Em todas as épocas os sonhos sempre ocuparam a atenção dos homens. Para alguns povos antigos, os sonhos eram a chave do conhecimento mágico e espiritual, onde seriam reveladas passagens secretas para fatos do passado, presente e futuro. Em psicologia, a análise do sonho é bastante utilizada como instrumento para o terapeuta. Nem todas as correntes da psicanálise fazem uso do estudo dos sonhos, mas para Freud, por exemplo, o sonho diz respeito ao inconsciente e a fenômenos psíquicos durante o sono, sendo o sonho um mapa para o inconsciente.
Uma vez que os sonhos estão ligados ao inconsciente, não há, neles, uma seqüência lógica de fatos, não estando presos às leis espaço-temporais do mundo físico. Recheados de fatos cotidianos e de impulsos inconscientes, em geral, tudo parece estranho num sonho, onde muitas vezes somos espectadores, como que vendo um filme, e noutras vezes somos os protagonistas de histórias surreais, onde tudo é possível e desejos inconscientes podem vir à tona. O sonho funciona assim, como um mediador de forças entre o consciente e o inconsciente, fazendo com que situações agradáveis possam ser mantidas e prolongadas durante o sonho, e que situações ameaçadoras possam ser interrompidas.
Para Freud, o conteúdo visível do sonho é a história que se desenrola, mas o que mais interessa é o que está por trás da história, os impulsos inconscientes que a originaram.
Os sonhos são formados por um complexo conjunto de fatores que ainda não foram totalmente desvendados, seja por místicos ou por cientistas, mas que sempre farão parte da vida do ser humano. Os sonhos revelam um outro mundo, um outro.
——————————————————————

PIADAS DE LOIRA



Na Naza

Duas loiras que trabalhavam na naza estavam conversando sobre seus planos com alguns companheiros de trabalho:-A GENTE VAI FAZER UMA VIAGEM PRO SOL.-VCS TÃO DOIDAS?? É QUENTE, VÃO MORRER LAH!!!!-Ô, HELLOÔU, DÃÃ, A GENTE VAI DE NOITE

nada contra ta gente so é um apiadinha rsrsrs

momes de pessoas muito estranhos



Nomes Muito Bizarros!
-->
AAbrilina Décima Nona Caçapavana Piratininga de Almeida,Abxivispro Jacinto,Acheropita Papazone,Adalgamir Marge,Adegesto Pataca,Adoração Arabites (masculino),Aeronauta Barata,Agrícola Beterraba Areia Leão,Agrícola da Terra Fonseca,Alce Barbuda,Aldegunda Carames More (masculino),Aleluia Sarango,Alfredo Prazeirozo Texugueiro,Alma de Vera,Amado Amoroso,Amável Pinto,Amazonas Rio do Brasil Pimpão,América do Sul Brasil de Santana,Amin Amou Amado,Amor de Deus Rosales Brasil (feminino),Anatalino Reguete,Antônio Americano do Brasil Mineiro,Antonio Buceta Agudim,Antonio Camisão,Antonio Dodói,Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado,Antonio Melhorança,Antônio Morrendo das Dores,Antonio Noites e Dias,Antônio P. Testa,Antonio Pechincha,Antônio Querido Fracasso,Antonio Treze de Junho de Mil Novecentos e Dezessete,Antônio Veado Prematuro,Apurinã da Floresta Brasileira,Araci do Precioso Sangue,Argentino Argenta,Aricléia Café Chá,Armando Nascimento de Jesus,Arquibaldo Nana do Mercado,Arquiteclínio Petrocoquínio de Andrade,Asteróide Silverio,BBananéia Oliveira de Deus,Bandeirante do Brasil Paulistano,Barrigudinha Seleida,Benedito Autor da Purificação,Benedito Camurça Aveludado,Benedito Frôscolo Jovino de Almeida Aimbaré Militão de Souza Baruel de Itaparica Boré Fomi de Tucunduvá,Benigna Jarra,Benvindo Viola,Bispo de Paris,Bizarro Assada,Boaventura Torrada,Bom Filho Persegonha,Brandamente Brasil,Brasil Washington C. A. Júnior,Brígida de Samora Mora Belderagas Piruégas,CCafiaspirina Cruz,Capote Valente e Marimbondo da Trindade,Caius Marcius Africanus,Carabino Tiro Certo,Carlos Alberto Santíssimo Sacramento Cantinho da Vila Alencar da Corte Real Sampaio Carneiro de Souza e Faro,Caso Raro Yamada,Céu Azul do Sol Poente,Chananeco Vargas da Silva,Chevrolet da Silva Ford,Cincero do Nascimento,Cinconegue Washington Matos,Clarisbadeu Braz da Silva,Colapso Cardíaco da Silva,Comigo é Nove na Garrucha Trouxada,Confessoura Dornelles,Crisoprasso Compasso,DDanúbio Tarada Duarte,Darcília Abraços de Carvalho Santinho,Deus Magda Silva,Deus É Infinitamente Misericordioso,Deus Quer Magalhães Mota,Deusarina Venus de Milo,Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco,Dignatario da Ordem Imperial do Cruzeiro,Dilke de La Roque Pinho,Dolores Fuertes de Barriga,Dosolina Piroca Tazinasso,Drágica Broko,EErnesto Segundo da Família Lima,Esdras Esdron Eustaquio Obirapitanga,Esparadrapo Clemente de Sá,Espere em Deus Mateus,Estácio Ponta Fina Amolador,Éter Sulfúrico Amazonino Rios,Excelsa Teresinha do Menino Jesus da Costa e Silva,FFaraó do Egito Sousa,Fedir Lenho,Felicidade do Lar Brasileiro,Finólila Piaubilina,Flávio Cavalcante Rei da Televisão,Francisco Notório Milhão,Francisco Zebedeu Sanguessuga,Francisoreia Doroteia Dorida,Fridundino Eulâmpio,GGerunda Gerundina Pif Paf,Gigle Catabriga,Graciosa Rodela De alho,HHeubler Janota,Hidráulico Oliveira,Himineu Casamenticio das Dores Conjugais,Holofontina Fufucas,Homem Bom da Cunha Souto Maior,Horinando Pedroso Ramos,Hugo Madeira de Lei Aroeiro,Hypotenusa Pereira,IIlegível Inilegível,Inocêncio Coitadinho,Isabel Defensora de Jesus,Izabel Rainha de Portugal,JJacinto Fadigas Arranhado,Jacinto Leite Aquino Rego,Janeiro Fevereiro de Março Abril,João Bispo de Roma,João Cara de José,João Cólica,João da Mesma Data,João de Deus Fundador do Colto,João Meias de Golveias,João Pensa Bem,João Sem Sobrenome,João Suíno de Oliveira,Joaquim Pinto Molhadinho,José Amâncio e Seus Trinta e Nove,José Casou de Calças Curtas,José Catarrinho,José Machuca,José Maria Guardanapo,José Padre Nosso,José Teodoro Pinto Tapado,José Xixi,Jovelina Ó Rosa Cheirosa,Jotacá Dois Mil e Um,Juana Mula,Júlio Santos Pé-Curto,Justa Senhorinha de Jesus,Justiça Maria de Jesus,LLança Perfume Rodometálico de Andrade,Leão Rolando Pedreira,Leda Prazeres Amante,Liberdade Igualdade Fraternidade Nova York Rocha,Libertino Africano Nobre,Lindulfo Celidonio Calafange de Tefé,Lynildes Carapunfada Dores Fígado,MMagnésia Bisurada do Patrocínio,Manganês Manganésfero Nacional,Manolo Porras y Porras,Manoel de Hora Pontual,Manoel Sovaco de Gambar,Manuel Sola de Sá Pato,Manuelina Terebentina Capitulina de Jesus Amor Divino,Marciano Verdinho das Antenas Longas,Maria Constança Dores Pança,Maria Cristina do Pinto Magro,Maria da Cruz Rachadinho,Maria da Segunda Distração,Maria de Seu Pereira,Maria Felicidade,Maria Humilde,Maria Máquina,Maria Panela,Maria Passa Cantando,Maria Privada de Jesus,Maria Tributina Prostituta Cataerva,Maria-você-me-mata,Mário de Seu Pereira,Meirelaz Assunção,Mijardina Pinto,Mimaré Índio Brazileiro de Campos,Ministéio Salgado,NNaida Navinda Navolta Pereira,Napoleão Estado do Pernambuco,Napoleão Sem Medo e Sem Mácula,Natal Carnaval,Necrotério Pereira da Silva,Novelo Fedelo,OOceano Atlântico Linhares,Oceano Pacífico,Olinda Barba de Jesus,Orlando Modesto Pinto,Orquerio Cassapietra,Otávio Bundasseca,PPacífico Armando Guerra,Pacífico Pinto Barra,Padre Filho do Espírito Santo Amém,Pália Pélia Pólia Púlia dos Guimarães Peixoto,Paranahyba Pirapitinga Santana,Pedra da Penha,Pedrinha Bonitinha da Silva,Pedro do Cacete da Silva,Percilina Pretextata Predileta Protestante,Peta Perpétua de Ceceta,Placenta Maricórnia da Letra Pi,Plácido e Seus Companheiros,Pombinha Guerreira Martins,Primeira Delícia Figueiredo Azevedo,Primavera Verão Outono Inverno,Produto do Amor Conjugal de Marichá e Maribel,Protestado Felix Correa,RRadigunda Cercená Vicensi,Remédio Amargo,Renato Pordeus Furtado,Ressurgente Monte Santos,Restos Mortais de Catarina,Rolando Caio da Rocha,Rolando Escadabaixo,Rômulo Reme Remido Rodó,SSafira Azul Esverdeada,Sansão Vagina,Sebastião Salgado Doce,Segundo Avelino Peito,Sete Chagas de Jesus e Salve Patria,Sete Rolos de Arame Farpado,Simplício Simplório da Simplicidade Simples,Soraiadite das Duas a Primeira ,TTelesforo Veras,Terebentina Terepenis,Tropicão de Almeida,UÚltima Delícia do Casal Carvalho,Último Vaqueiro,Um Dois Três de Oliveira Quatro,Um Mesmo de Almeida,Universo Cândido,VValdir Tirado Grosso,Veneza Americana do Recife,Vicente Mais ou Menos de Souza,Vitória Carne e Osso,Vitimado José de Araújo,Vitor Hugo Tocagaita,Vivelinda Cabrita,Voltaire Rebelado de França,WWanslívia Heitor de Paula,ZZélia Tocafundo Pinto.




."

sonhos letra Z




-->
Zebra - Viajará muito para o Exterior. Sorte: burro.
Zero - Um zero: sofrerá pequena infidelidade. Duplos: será traída(o) por uma amizade. Três zeros: terá grande riqueza. Quando chega a hora zero: êxito em todos os seus empreendimentos. Sorte: jacaré.
Ziguezague - Estar andando em ziguezague: poderá perder o juízo. Fazer ziguezague com um cavalo: haverá modificações nos negócios. Fazer ziguezague com um carro: você muda de humor fácil. Crianças em: bons dias à frente. Sorte: cachorro e gato.
Zodíaco - Sonhar com os signos do Zodíaco: você poderá acumular uma boa fortuna no futuro. Se sonhar com o seu signo, deverá ganhar na loteria. sorte: borboleta.
Zombar - Se zombam de você: cuidado para não ser trapaceada(o). Sorte: camelo.
Zoológico - Fazer visita a uni zoológico: sucesso em relacionamentos amorosos. Um zôo abandonado, sem animais: poderá enfrentar problemas sérios em família. Crianças passeando num zoológico: felicidade com novo filho e parto sem maiores problemas. Sorte: macaco e leão

sonhos letra X



Xadrez - jogar: dificuldades. Vencer uma partida: lucros inesperados. Perder: dificuldades. Sorte: touro.
Xampu - Comprar: suas paixões não vão durar muito. Usar: sucesso em seus relacionamentos sociais. Ver sua cabeça cheia de xampu: suas paixões serão finalmente correspondidas. Sorte. coelho.
Xale - Usar um: sorte no amor. Dar um xale de presente a alguém: afeição da pessoa amada. Um xale pode indicar que uma pessoa pode lhe fazer mal. Sorte: jacaré.
Xarope - Tomá-lo: restabelecimento de pessoa enferma. Dar xarope a alguém: receberá ajuda. Sorte: coelho.
Xícara - Vazia: prejuízos. Cheia de café: nervosismo. Com chá: viagens divertidas. Nova: gravidez ou casamento próximo. Velha ou quebrada: discussões familiares. Sorte: gato.
Xingar - Cautela nos negócios. Ser xingada(o): contratempos. Sorte: vaca.
«












sonhos com a letra V



Vaca - Branca: riqueza. Preta: traição. Ordenhar uma: abundância e oportunidades. Possuir uma : fortuna. Várias: riqueza. Em geral é sinal de que precisamos de proteção. Sorte: vaca ou touro.
Vacina - Ser vacinada(o): carinho para quem não merece sua atenção. Vacinar: cuidado com os inimigos ocultos. Sorte: camelo.
Vagabundo - Ver um: alguém tenta enganá-la(o). Ser vagabundo: tentará conquistar pessoa comprometida. Sorte: cachorro.
Vaga-lume - Ver um: você tem um amigo legal e muito fiei. Muitos insetos luminosos: terá oportunidade de realizar um gesto de grande bondade. Vaga-lumes na escuridão: mais tarde, você será paga (o), ()ti então receberá um dinheiro que não esperava. Sorte: cachorro.
Vale - Um vale: cuidado com a saúde. Parentes em um vale: não se esforce demais nos afazeres. Estar num vale com os filhos: receberá inesperadamente dinheiro que lhe pertence. Animais em um vale: riquezas. Atravessar um vale verde: contentamento à vontade. Um vale sem nada: insatisfação e necessidade. Sorte: coelho.
Valsa - Se você estiver dançando um valsa, a felicidade estará bem perto de você. Ouvi-Ia: sinal de abundância. Sorte: coelho.
Vampiro - Descobrirá segredo importante. Sorte: macaco.
Vapor - Discussões e desventuras. Sorte: galo.
Vara - Se estiver na sua mão: infelicidade. Bater em alguém com urna: domínio de uma mulher. Sorte: urso.
Vassoura - Cuidado com queda comercial, financeira ou de prestígio. Mulher sonhar com vassoura: seja mais cuidadosa. Varrer a casa é sempre bom sinal em sonho. Sorte: coelho.
Vazio - Se for o seu lar que está vazio: problemas. Sorte: peru.
Veado - Relações amorosas com pessoa comprometida. Caçá-lo: desavenças. Ser perseguida(o): tentarão enganá-la(o). Sorte: veado.
Veia - Preocupações. Inchadas: alegrias. Tirar sangue das veias: grande amor. Sorte: cobra.
Vela - Pode ser vítima de idéias muito antigas. Acesa: fato novo melhorará sua sitiado. Sorte: cavalo.
Velha(o) - Alegria, boa sorte e satisfação de desejo. Sorte: peru.
Velório - Se for de alguém conhecido: cuidado com traição. Desconhecido: boas notícias. Assistir ao seu próprio velório: sorte no jogo durante 3 dias. Sorte: coelho.
Veludo - Faina e fortuna. Comprar veludo: você será cuidadosa(o). Vendê-lo: terá sorte nos negócios. Sorte: avestruz.
Venda - Esforços recompensados. Dirigir uma: muita sorte. Ir a uma venda: prosperidade. Sorte: pavão.
Veneno - Tomá-lo: saúde. Dá-lo a alguém: será vitima de calúnias. Veneno também é sinal de obstáculos. Sorte: gato.
Vento - Mudanças repentinas em sua vida. Sorte: pavão.
Vestido - Se for bonito, suas preocupações com dinheiro acabarão. Simples: alegrias no relacionamento amoroso. Comprar um: saúde e felicidade. Sorte. elefante.
Véu - Branco: casamento próximo. Preto: infortúnio. Sorte: peru.
Viaduto - O viaduto no sonho é sempre um obstáculo na vida real. Se o atravessamos: triunfos e soluções. Se não conseguimos atravessá-lo: vitórias demoradas e bastante difíceis. Sorte: macaco.
Viagem - Grande mudança em sua vida para melhor. Sorte: elefante.
Vidros - Claros, limpos e transparentes: encontrará apoio em seus projetos. Escuros, sujos ou feios: tente decidir sem a ajuda de ninguém. quebrados: obstáculos nos próximos dias. Sorte: coelho.
Vinho - Sinal de saúde e vida longa. Sorte: carneiro.
Violência - violência cometida com outras pessoas: participará de festa com os amigos. Você própria(o) cometer violência: melhores dias a frente. Ser atacada(o) com violência: alegria. Cônjuge demonstrando violência: infidelidade. Sorte: porco.
Vizinhos - Alegrias e notícias de amigos distantes. Sorte: cachorro.
Voar - Você é sonhador(a) demais ou exageradamente ambicioso(a). Sorte: águia.
Vozes - Ouvir vozes de mortos: cuidado com tramas contra você. Sorte: águia.
Vulcão - Acontecimento perigoso. Cuidado com as coisas que explodem. Sorte: tigre.«

sohos com letra U



Uivo - Cachorros uivando: más notícias. Pessoas uivando: muito trabalho pela frente. Sorte: cachorro.
Ultrapassar - Felicidade. Se você for ultrapassada(o): cuidado com a guIa. Sorte: pavão.
Umbigo - Você está tentando descobrir a todo custo o segredo de alguém. Sorte: vaca.
Unhas - Compridas: sinal de perdas financeiras. Curtas: trabalho honesto. Cortá-las: problemas e discussões. Esmaltá-las: segredos. Sujas: fofocas. Limpá-las: vitórias. Encravadas: desilusões. Sorte: camelo.
Uniforme - Você será valorizada(o) se estiver usando o uniforme. Ver alguém uniformizado: boa sorte. Sorte: burro.
Universidade - Aprimore-se nos estudos. Freqüentá-la: você tem talento. Sorte: carneiro.
Urina - Estar urinando: fim de dificuldades. Ver alguém: vencerá grande obstáculo. Na interpretação psicanalítica, pode ser alívio de necessidade física ou sexual. Popularmente, ouve-se dizer que quem estar urinando tem irritação no colo da bexiga. Sorte: cachorro.
Urna - Se estiver vazia: enfrentará lutas; contrairia; vitórias. Para as mulheres, é sinal de dificuldade financeira. Sorte: galo.
Urso - Inimigo poderoso, irias pouco hábil. Matá-lo: grandes vitórias. Sorte: urso.
Urubu - Voando: infortúnio. Pousando: você está indecisa(o). Com cores claras: acontecimento feliz em sua vida vai dar novo ânimo a você. Também pode significar limpeza da alma ou purificação pelas características desta ave. Sorte: águia.
Uvas - Vê-Ias: prazer, alegria. Comê-las ou esmagá-las: prazeres no amor. Brancas: inocência. Verdes: contrariedades passageiras. Pretas: censura. Sorte: pavão.
«

sonhos com a letra T


Tábuas - Serrá-las: problemas. Com boas notícias. Vendê-las: pode errar em alguns pontos. Sorte: pavão.
Talismã - Solução de mistério. Uma mulher sonhar com um talismã: perigo por perto; já um homem, poderá ser enganado por um amigo. sorte. gato.
Tâmara - Vê-Ias ou comê-las: missão agradável com mulher carinhosa. Caroço de tâmara que se transforma em tamareira: você terá um filho que ficará famoso. Sorte: carneiro.
Tangerina - Lucros. Comprar: desilusão amorosa. Chupar: cuidado com você e sua saúde. Sorte: cavalo.
Tapete - Bem-estar. Futuramente, adquirirá a propriedade dos seus sonhos. Sorte: tigre.
Tartaruga - Na terra: não se precipite tanto. Na água: seja mais prudente. Sorte: cobra.
Tatuagem - Inveja e ciúme rondam você. Sorte: borboleta.
Táxi - Desilusão seguida de vitória. Sorte: camelo.
Teatro - Seus interesses serão recompensados. Estar sozinha(o) num teatro: novas amizades. Sorte: galo.
Telefone - Falar ao telefone com alguém: noticias desta pessoa. Ver um telefone: será importunada(o), mas conseguirá safar-se. Sorte: camelo.
Telegrama - Documento ou carta importante vai aborrecê-la(o) muito Sorte: cachorro.
Televisão - Aparecer na televisão desejo realizado. Ver amigo ou parente: noticias. Assistir, ver televisão quebrada ou com defeito: espere novidades agradáveis. Sorte: touro.
Telhado - Cair de um: especulação negativa. Subir por ele: cuidado com investimentos arriscados. Passeai num telhado: triunfo financeiro amoroso. Sorte: touro.
Tempero - Se estiver pronto, você gosta de comer bem. Colocá-lo na comida: alegrias. Sorte: galo.
Tempestade - Se acalmando: amor que renasce. Em geral anuncia mudança de situação. Sorte: jacaré.
Templo - Entrar em um: é bom você ter discrição. Sorte: águia.
Terra - Coberta de flores: felicidade em vários setores da vida. Pobre e desolada: dificuldades. Beijar a terra: humilhação. Lavrar a terra: você precisa de apoio. Terremoto: ver a terra tremendo é sinal de mudanças positivas Sorte: galo.
Tesoura - Discussões amorosas, Agredir alguém com tesoura: rompimento. A tesoura pode indicar vontade ou necessidade de se cortar certas coisas. Sorte: pavão.
Tesouro - Descobri-lo: doença. Em geral, é sinal de que você conhece seu próprio valor. Sorte: cachorro.
Testamento - Seu: saúde e viela longa. De outra pessoa: lucros e momentos de felicidade. Sorte: águia.
Testar - Se você estiver testando sua capacidade poderá encontrar objetos valiosos que estavam perdidos. Sorte: avestruz.
Testemunha - Você tem amigos duvidosos. Ser testemunha em tribunal: será acusada(o) injustamente. Sorte: borboleta.
Tigre - Inimigo invejoso e cruel. Um tigre em liberdade: você corre perigo. Este sonho é um aviso para que você não se deixe dominar pelos seus fortes impulsos. Sorte: tigre.
Tinta - Faltas graves. Também é um aviso de que você deve resolver assunto pendente. A tinta vermelha é uma declaração de amor. Sorte pavão.

Tiros - Ouvi-los: incompreensões. Levar tiros: melhoras na vida. Atirar em alguém: problemas. Sorte: veado.
Touro - Amor cego. Sinal de potência para o homem e de desejo insaciável para a mulher. Sorte. touro.
Trabalho - Você é espirituosa(o). Sorte: burro.
Traição - Insegurança. Traição de amigo: surpresas. De amor: obstáculos. Sorte: cobra.
Trem - É sempre sinal de algo novo na vida: viagem, empreendimento, separação. Sorte: cavalo.
Trigo - Riqueza e abundância, sucesso nos negócios. Dar trigo: ganhará dinheiro graças a ajuda de outra pessoa. Sorte: vaca.
Trovão - Sinal de acontecimento marcante em sua vida nos próximos dias. Sorte: burro.
Tubarão - A mensagem muda de significado de acordo com o que aconteceu entre você e o tubarão no seu sonho. Quando vence o tubarão depois de uma luta, terá sorte em seus projetos. Mas se perde, os prejuízos na vida real serão grandes. Sorte: jacaré e cobra.
Tumor - Pode ser sinal de problemas de saúde, mas não necessariamente ligado a infecções e tumores. Também pode ser dificuldade financeira. Sorte porco.
Túmulo - Seu próprio túmulo: obstáculos. De outra pessoa: casamento próximo. De familiar: herança. Estar em cima de um: casamento infeliz. Sorte: carneiro.






sonho com letra S



Sabão - Sua falha será perdoá-la. Lavar-se com sabão: sucesso em negócios difíceis. Bolhas de sabão: desilusão passageira. Sorte: porco.
Sábio - Problemas nos negócios. Consultá-lo: sabedoria. Receber conselho de pessoa sábia: cuidado com gente duvidosa. Sorte: coelho.
Sacerdote - Pode receber herança. Confessar com um sacerdote: cuidado com as pessoas, Falar com um: conquistará posição de destaque Sorte: porco.
Sal - Será recebida(o) amigavelmente. Sal é sinal de saúde, energia e vitalidade. Sorte: vaca.
Salada - Com força de vontade conseguirá melhorar de vida. Comê-la: muita sorte. Sorte: borboleta.
Salário - Recebê-lo: alegrias. Pagá-lo: muito trabalho. Sorte: cabra
Sangue - Este sonho sempre anuncia modificações importantes e positivas em nossa vida. Sorte: burro.
Santo - Pense melhor em suas decisões de amor e relacionamento. Sorte: cabra.
Sapatos - Apertados ou rasgados: Dificuldades financeiras. Calçá-los: encontro de grande amor. Sapatos em bom estado: satisfeito desejo oculto. Sorte: vaca.
Sapo - Medo de pessoas ou acontecimentos inofensivos. Sorte: cobra.
Sarampo - Preocupação com os negócios. Sorte: carneiro.
Saudade - Reconciliações para breve. Sorte: camelo.
Seios - Volumosos: amor desinteressado. Criança mamando: cautela com a saúde. Mulher que sonha que tem mais de dois seios: domine seus instintos sexuais. Sorte: vaca.
Sementes - Planos de casamento. Plantá-las: fortuna ou dor. Sorte: burro.
Separação - Este sonho tem significado contrário, indicando estreitamento de relações e harmonia familiar. Sorte: cobra.
Sexo - Manter relação com alguém que a sua consciência desaprova: você tem Fantasias e impulsos sexuais limito fortes. Com cônjuge ou pessoa amada: modere seus pensamentos e imaginação; Sonhar que pertence a outro sexo (masculino/feminino): terá satisfação com pessoa do sexo oposto. Sorte. cobra.
Sino - Ouvi-lo: desavenças em família. Se for mais de tini sino tocando, você poderá receber boas notícias em breve. Sorte: touro.
Sol - Forte, bonito: tudo dará certo. Encoberto: obstáculo em seus planos. Sorte: leão.
Soldado - Falta disciplina em sua vida ou você teme algo inofensivo. Sorte: cavalo.
Sombra - Ameaças ou más notícias. Sorte: carneiro.
Sombrinha - Aberta: prosperidade. Abrir a sombrinha dentro de casa: problemas amorosos. Sorte: leão.
Sonhar - Sonhar que está sonhando indica que o significado dos sonhos (leve ser tomado no sentido contrário. Tome um elemento do sonho, veja o seu significado e inverta-o, interpretando-o do contrário do seu significado. Sorte: borboleta.
Suar - Esforce-se para conseguir o que deseja. Cheiro de suor: amigos duvidosos. Sorte: jacaré.
Subir - Negócios favoráveis e progresso. Sorte: gato.
Sufocar - Sonhar que está sendo sufocada(o): problemas morais ou de saúde. Sufocando alguém: triunfo sobre rival. Sorte: urso.
Suicídio - Vontade de abandonar velhos hábitos ou de recomeçar algo. Sorte: avestruz.
Susto - Tomar um susto: vitórias. Assustar alguém: viagem inesperada. Sorte: leão.















sonhos com a letra R



Rã - Vantagens. o sonho com rã anuncia melhoria de posição econômica. Sorte: jacaré.
Rainha - Ser uma: ilusão amorosa. Falar corri uma: boa sorte. Mandar carta a ela: perigo. Sorte: águia.
Raio - Um raio de luz: doença; raios de sol: vitória sobre inimigos. Sorte: cobra.
Raiva - Estar com raiva: evite os rivais; enraivecer-se com a pessoa amada: acontecimentos importantes. Sorte: carneiro.
Raiz - Alcançará uma posição e sei difícil desalojá-la(o). Sorte: elefante.
Rancor - Alimentara ódio por outras pessoas; rancor secreto de alguém: terá boas amizades; rancor entre namorados ou cônjuges: separação. Sorte: leão.
Raposa - Inimigo ou rival esta entre seus amigos. Matar raposa: vencerá dificuldades. Sorte: urso.
Rapto - Medo de que lhe passem à frente. Sorte: cobra.
Rasgar - Roupas: arrependimento papel ou documento: insatisfação com sua atual situação. Sorte: veado.
Rato - Parente avarento acumulei fortuna para você. Matá-lo: sucesso financeiro. Sorte: gato.
Receita (médica) - Ter uma receita: sairá de seu estado atual de falta de saúde. Pedir receita a uni médico: felicidade. Doutor que preenche uma receita: novidades. Sorte: macaco.
Reconciliação - Vontade de que isso aconteça: cuidado para não ser enganada(o) outra vez. Sorte: galo.
Reconquistar - Dinheiro perdido: prosperidade. Antigo amor: irias notícias. Sorte: jacaré.
Relâmpago - Ameaça (te perigo para pessoas poderosas. Sempre bom sinal para quem não está diretamente no poder. Esclarecimentos repentinos sobre algo misterioso. Sorte: veado.
Religião - Acreditar em uma religião: desavenças em família. Outras pessoas religiosas: problemas com imóveis. Ser uma pessoa religiosa: felicidade. Sorte: touro.
Relógio - Aviso de compromissos assumidos ou medo de que a vida esteja passando depressa demais. Sorte: siga os números marcados no relógio.
Remédio - tomá-lo: restabelecimento de alguém que estava doente. Dá-lo a alguém: receberá ajuda valiosa. Sorte: coelho.
Remo - Um remo: aventuras. Segurar remos: decepção no amor. Remar em barco pequeno: boas transações comerciais. Em l)arco grande: ganhos financeiros. Remir sozinha(o): mente vigorosa. Sorte: borboleta
Répteis - Em geral, astúcia, traição, calúnia, perseguição. Sorte: vaca.
Ressurreição - A Ressurreição: viagem a lugares religiosos. Estar no local da ressurreição: felicidade em atividades religiosas. Sorte: pavão.
Revólver - Aviso de cautela nas amizades. Sorte: gato.
Rio - Transbordando: pode ser vítima de suas próprias paixões. Ser arrastada(o) pela correnteza: problemas amorosos. O rio pode representar um obstáculo e uma ponte mostra como poderá vencê-lo. Sorte: jacaré.
Riqueza - Terá grande êxito nos negócios. Sorte: cavalo.
Rir - Sua saúde se torna cada vez melhor. Sorte: cavalo.
Rival - Derrotar um rival: êxito nos negócios. Ser derrotada(o): vergonha, tristeza. Sorte: cobra.
Rosas - Alegria em todos os sentidos. Sorte: borboleta
Roubo - Roubar: sinceridade. Ser roubada(o): prejuízos. Sorte: gato.
Roupas - Novas: sua reputação é muito boa. Apertadas, rasgadas ou sujas: terá decepções. Sorte: carneiro.
Rua - Vê-Ia deserta: riscos em abusos de saúde. Cheia de gente: êxito nos empreendimentos. Com grande movimento de veículos: viagem inesperada. Sorte: águia.

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog