domingo, 7 de fevereiro de 2010

Significado das frase de nosso Hino Nacional






Significado das frase de nosso Hino Nacional



Música: Francisco Manoel da Silva
Letra: Joaquim Osório Duque Estrada

Ouviram do Ipiranga às margens plácidas (tranquilas)
De um povo heróico o brado (grito) retumbante (estrondoso)
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos (brilhantes),
Brilhou no céu da Pátria nesse instante,
Ouviram o brado retumbante de um povo heróico, às margens do (rio) Ipiranga. Neste instante, o sol da liberdade em raios fúlgidos brilhou no céu da pátria.
Se o penhor (garantia) dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!
Se conseguimos conquistar com braço forte, o penhor dessa igualdade , em teu seio (ó Liberdade) desafia nosso peito a própria morte.
Ó pátria amada, idolatrada, Salve! Salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido (que tem vivacidade)
De amor e de esperança à terra desce.
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece (brilha intensamente).
Brasil! Um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança, desce à terra se a imagem do Cruzeiro resplandece em teu céu formoso, risonho e límpido.
Gigante pela Própria natureza
És belo, és forte, impávido (destemido), colosso (gigante),
E o teu futuro espelha essa grandeza,
Terra adorada.
Entre outras mil, és tu, Brasil, ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil.
Deitado eternamente em berço esplêndido (admirável)
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras (emanação elevada do pensamento ou claridade não acompanhada de estrondo), ó Brasil, florão (abóbada) da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!
Do que a terra mais garrida (alegre, vistosa)
Teus risonhos lindos campos têm mais flores
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida, no teu seio, mais amores.
Teus lindos campos risonhos têm mais flores do que a terra mais garrida. Nossos bosques têm mais vida, nossa vida no teu seio, mais amores.
Ó Pátria amada, idolatrada. Salve! Salve!
Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro (céu) que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro desta flâmula (bandeira)
Paz no futuro e glória no passado.
Brasil! O lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno. E (que) o verde louro desta flâmula diga: "Paz no futuro e glória no passado".
Mas se ergues da justiça a clava ( pau curto mais volumoso em um extremidade usado como arma) forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme quem te adora a própria morte
Mas verás que um filho teu não foge a luta se ergues a clava forte da justiça, (e verás que) nem quem te adora a própria morte teme.
Terra adorada!
Entre outras mil és tu Brasil, ó Pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil.
Pátria amada, Brasil.

andreia caetano piumhi/mg

o que acontece quando estamos apaixonados.


Drauzio Varella conta o que a paixão faz com nosso corpo

Entenda o que acontece quando estamos apaixonados.
Quem já não sentiu aquele friozinho na barriga, o coração batendo mais forte ou viveu um grande amor? Pensando nisso, a nossa Viagem Fantástica segue o caminho dos namorados neste domingo. Vamos entender tudo o que acontece no nosso corpo quando nós nos apaixonamos. Quem conta a história é o doutor Drauzio Varella.

Nesta viagem pelo corpo humano, começamos no útero de nossas mães, demos os primeiros passos, atingimos a puberdade, a adolescência e nos tornamos adultos.

Estamos ao redor dos 30 anos. É hora de ter filhos. Podemos pensar que a atração sexual seja um fenômeno físico ou social, mas boa parte dela depende da biologia. Usamos os olhos para escolher nossos parceiros, mas o olhar não é tudo. A atração depende do olfato.

Podemos encontrar o amor em qualquer lugar, até no trabalho. De repente, alguém nos parece muito mais interessante do que os outros. Os românticos dizem que estar apaixonado é um capricho do coração. Mas, na verdade, o segredo da paixão se acha guardado no interior, lá no fundo de nosso nariz.

No nariz, os nervos olfativos fazem mais do que reconhecer os cheiros dos ambientes. Sem percebermos, eles também detectam e analisam as características de uma substância química liberada junto com o suor das pessoas que nos cercam: os ferormônios.

Por incrível que pareça, os ferormônios carregam informações detalhadas sobre nossa genética, saúde e capacidade de resistir a doenças.

Na hora da paquera, o cérebro analisa esses sinais para nos ajudar a escolher a pessoa com os melhores genes, que aumentem as chances de sobrevivência dos filhos que estarão por vir.

Apaixonar-se é muito mais do que viver emoções intensas. A paixão é química. Quando avistamos a pessoa querida, liberamos adrenalina na circulação. Por trás de um olhar apaixonado, está sempre uma descarga de adrenalina. O coração bate descompassado. Perdemos o sono.

Na medida em que o namoro avança e nos arrebata, entra em cena a dopamina, um neurotransmissor que nos traz sensação de bem estar. A dopamina é tão potente quanto a cocaína. Ela nos leva à euforia e causa dependência. Queremos ficar cada vez mais perto da pessoa amada.

Ocasionalmente, depois de um tempo juntos, pensamos em atingir os estágios mais profundos da relação amorosa: compromisso, casamento e, quem sabe, filhos. Apostamos em um relacionamento para durar a vida inteira. E, quem diria: até nossas futuras bodas de ouro dependerão de substâncias químicas.

O relacionamento íntimo e duradouro só existirá se a química for favorável. Sexo não é apenas uma fonte de prazer ou um meio de ter filhos. Sexo causa encantamento e reforça a ligação entre os amantes.

Durante o orgasmo, nossas hipófises inundam a circulação com ocitocina: o hormônio que estreita laços afetivos. É o mesmo hormônio que liga o bebê à mãe. Quanto mais sexo, mais ocitocina, mais ligados à outra pessoa nos sentimos.

Alguns antropólogos acreditam que a ocitocina é a grande responsável por manter pais e mães unidos, enquanto criam os filhos. União importante para garantir a sobrevivência das crianças. Sem ela, talvez a espécie humana não teria chegado aos dias atuais.

Nossa Viagem Fantástica chega a um dos momentos mais incríveis de nossas vidas: a hora de ter filhos.

O óvulo é a maior célula do corpo humano. Todo mês, a jornada se repete: ele amadurece e é expulso do ovário. Normalmente, o óvulo morre e é eliminado do corpo durante a menstruação. Mas este terá outro destino: dar origem a um bebê.

O espermatozóide é a menor célula do corpo humano. Ao todo, 300 milhões de espermatozóides invadem a vagina durante a ejaculação. Não é fácil a tarefa dos invasores. Eles precisam sobreviver às condições hostis da vagina, porque as secreções vaginais são ácidas para prevenir infecções por bactérias. Essa acidez é capaz de destruir milhões de espermatozóides.

Muitos morrem antes mesmo de chegar ao colo do útero. Os que conseguem sobreviver nadam útero adentro para chegar ao óvulo que desce pela trompa. Contrações musculares muito delicadas, no interior das trompas, ajudam os espermatozóides a percorrer o caminho.

Dos 300 milhões, somente algumas centenas chegarão perto do alvo final. E, apenas um fertilizará o óvulo. É a seleção natural em sua essência. A sobrevivência do espermatozóide mais forte, mais apto, do que carrega o melhor DNA para transmiti-lo aos descendentes.

Por fora, o corpo feminino não dá nenhum sinal do que acaba de acontecer. Sem sabermos, um novo capítulo de nossas vidas está sendo escrito. Nas próximas 40 semanas, uma única célula vai se transformar em um bebê.

Para muitas mulheres, o primeiro sinal de gravidez acontece no banheiro. Ninguém sabe porque surgem as náuseas. Uma hipótese é a de que protegeria o embrião de toxinas presentes nos alimentos ingeridos pela mãe. Essas toxinas podem ser inimigas em uma fase crítica do desenvolvimento embrionário.

Outros dizem que o enjôo seria um efeito colateral do sistema imunológico da mãe, que tenta combater o corpo estranho que cresce em seu útero. O embrião pode ser comparado a um parasita: ele suga a energia da mãe, enquanto retira do corpo dela tudo o que precisa.

Ele está aparelhado com um "kit" de sobrevivência: a placenta. Na placenta, o sangue da mãe passa os nutrientes para o feto através de uma membrana. Graças a essa nutrição constante, o bebê cresce mais de 850 gramas em dez semanas. O útero aumenta mais de mil vezes o tamanho original para dar conta do desafio de abrigar o feto.

A barriga cresce. O corpo materno precisa se reorganizar internamente para acomodar o bebê, que, cada vez, ocupa mais espaço.

Quando a mulher não está grávida, todos os órgãos estão bem dispostos. Agora, a diferença de uma que está grávida: os órgãos ficam apertados nas costas ou pressionados contra o tórax. Não é uma simples questão de espaço. Além de estar comprimidos, eles precisam trabalhar em dobro.

Os pulmões e o coração são exigidos como nunca. Para abrir mais espaço, os músculos e os ligamentos da coluna ficam relaxados e se curvam. O estômago é praticamente esmagado e sofre uma rotação de 45 graus. Por isso, a mãe só consegue ingerir pequenas quantidades de alimentos sólidos e de líquidos, embora o bebê exija cada vez mais nutrientes.

Finalmente, depois de nove meses, chegou a hora. Expulsar do corpo da mãe um bebê de quase três quilos é uma tarefa complicada. Os ligamentos se tornam mais elásticos para permitir que a bacia se abra para formar o canal de parto. Mesmo assim, a passagem fica bem apertada.

O bebê deve percorrer um caminho estreito na hora do nascimento. Ele ainda tem que girar o corpo para conseguir passar pelos ossos da bacia da mãe. Às vezes, esse caminho é estreito demais e a única opção para um parto seguro é a cesariana.

Há 30 anos, éramos bebês. Hoje, somos pais e mães. Criar filhos exige grande esforço, físico e emocional. A partir de agora, nossa vida vai mudar para sempre. A juventude ficou para trás. Os anos passam e nosso corpo está para entrar em uma nova fase de mudanças.

No próximo domingo, a nossa Viagem Fantástica continua. Enquanto os filhos crescem, nós também nos transformamos. 

andreia caetano piumhi/mg

tratamentos de beleza caseiros


Confira os melhores tratamentos de beleza caseiros




1. Hidratar, clarear e afinar a pele do joelho, cotovelo, axila e verilha
Coloque uma colher de sobremesa de manteiga de karité em um potinho, adicione uma colher de sopa de semente de gergelim ou semente de linhaça e misture bem. Friccione com as mãos nas regiões e deixe agir por cinco minutos. Lave suavemente com sabonete líquido, seque e hidrate com creme de manteiga de karité.
Freqüência: uma vez por semana.

2. Hidratação para cabelos tingidos, com reflexo ou luzes
Aplique uma máscara capilar de manteiga de karité em toda a extensão dos fios, evitando contato com a raiz. Envolva os cabelos com papel-alumínio com a parte luminosa em contato com os fios. Deixe agir por 20 a 30 minutos. Lave e enxágüe com xampu e condicionador indicados para o seu tipo de cabelo.
Freqüência: uma vez por semana ou sempre que sentir necessidade.

3. Máscara para mãos mais macias
Derreta em banho-maria um pouco de parafina sólida, espere esfriar sem que endureça e mergulhe as mãos. Assim que aderir a pele, envolva-as com filme plástico. Retire a parafina depois de agir por 30 minutos.
Freqüência: uma vez por semana.

4. Tonificação para a pele flácida das fumantes
Descasque e amasse a polpa de um kiwi. Aplique sobre a pele como um exfoliante. Em seguida retire com água fria. Depois aplique uma compressa com gaze umedecida em suco de maracujá e deixe agir por 20 minutos. Para finalizar é só fazer uma máscara de manga com iogurte natural (bata a manga e o iogurte no liqüidificador) e deixá-la agir por 10 a 15 minutos. Lave com sabonete neutro e, se sentir a pele repuxar, aplique um hidratante indicado para seu tipo de pele.
Freqüência: uma vez por semana ou quando que sentir necessidade.

5. Lifting facial caseiro
Lave o rosto com sabonete neutro e em seguida aplique uma compressa de gaze umedecida em chá de camomila gelado. Deixe agir por cinco minutos. Depois aplique uma máscara feita com clara de ovo levemente batida. Retire com água gelada após 15 minutos. Esse tipo de lifting facial é bastante indicado para preparação da pele antes da maquiagem, pois tem um efeito extremamente rápido.
Freqüência: uma vez por semana ou sempre que sentir necessidade.

6. Banho relaxante para os pés
Prepare uma bacia com água morna. Coloque no fundo dela bolinhas de gude, uma colher de sopa de sal grosso, camomila a gosto e uma pedrinha de cânfora. Massageie os pés com as bolinhas de gude por 30 minutos.
Freqüência: pode ser feito diariamente.

7. Compressa contra olheiras
Uma alternativa caseira é utilizar água morna, alternada com água bem gelada ao lavar o rosto. A água quente é vasodilatadora, e a água gelada é vasoconstritora, o que provoca um choque térmico, ativando a circulação e acalmando assim a região dos olhos.
Freqüência: pode ser feito diariamente.

8. Suavização e prevenção de estrias
Lave a área das estrias com um sabonete que contenha elastina. Com uma bucha vegetal, massageie suavemente com movimentos circulares. Enxágüe bem e, em seguida, passe óleo de amêndoa doce ou óleo de rosa mosqueta. Este tratamento pode ser feito até três vezes por semana. Para reforçar este cuidado, aplique sobre as estrias uma máscara de algas em pó diluída em água morna até virar uma pasta. Deixe agir por 25 a 30 minutos. Lave com água morna e seque.
Freqüência: a máscara pode ser aplicada uma vez por semana.

9. Massagem para amenizar as rugas
De frente para um espelho, massageie o rosto todo com movimentos circulares, de baixo para cima e de dentro para fora. Após a massagem, aplique um creme antiidade.
Freqüência: dias alternados.

10. Descoloração de pêlos corporais
Primeiro proteja a pele com óleo de amêndoas ou vaselina sólida e só depois aplique a mistura de pó descolorante com água oxigenada 30 volumes. Deixe agir até que os pêlos clareiem. Retire com água em abundância. Em seguida, aplique um creme hidratante. Evite esse tratamento se a pele estiver irritada.
Freqüência: a cada 15 dias.
andreia caetano piumhi/mg

Técnica da água gelada

[agua+gelada.JPG]

Você tem um recurso e tanto dentro da sua própria casa e talvez nem saiba... Muitos cosméticos caros de efeitos tensores copiam o efeito desse recurso: a água gelada.

A água gelada pode ser usada de muitas formas , como um benefício corporal e hoje eu vou ensinar pra vocês colegueeenhas, algumas coisinhas legais sobre ela.

- No corpo: Você pode começar seu banho normal, utilizando a água na temperatura que gosta para se limpar e tudo mais. Por último, ajuste seu chuveiro para soltar a água mais fria que ele puder, tem que ser gelada mesmo, para fazer efeito. Deixe a água cair na região escolhida por bastante tempo, não adianta jogar um jatinho e depois sair correndo pra se enrolar na toalha, ok Dolores? Tem que aguentar firme e forte, o friozinho e o leve desconforto. Se aplicada na barriga, tensiona a região e diminui o inchaço. Nos glúteos (bumbumzinho, ui) tem efeito firmador e a dica master legal é para quando vc for usar um decote: Deixe a água gelada cair nos seus seios bastante tempo e o contorno deles ficará mais firme e realçado, ou seja, aquele "bumbumzinho" dos seios fica mais aparente dando a impressão de mais volume. O efeito a longo prazo, quando você decide usar essa técnica todos os dias, é de anti-envelhecimento e maior firmeza da pele( adeus rugas).

- No rosto: A água gelada tem o poder de fechar os poros do rosto, portanto a pele fica mais lisa e radiante. É recomendável fechar os poros somente depois de uma limpeza prévia ok? Use sabonete facial ou tônicos de limpeza e depois deixe a água gelada fazer o milagre! =)

-No cabelo: Da mesma forma que fecha os poros, a água gelada fecha as cutículas do cabelo, dessa forma eles ficam menos ouriçados. Cabelos lavados em água gelada são sempre mais saudáveis do que os lavados em água quente. Então se você tem mania de tomar banho de 38°, achando uma delícia e cozinhando o cabelão nessa água quente, pare agora mesmoooo, é uma ordem okkk? =)

-No seu organismo: Alguns especialistas no assunto afirmam que beber água gelada queima calorias, pois seu corpo gasta energia para colocá-la em uma temperatura mais compatível com a do corpo. Então beber água gelada emagrece, é fácil e legal. ( é loóóógico que não é tão eficaz quanto uma academia né querida? mas já é alguma coisa...)


andreia caetano piumhi/mg

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog