domingo, 26 de abril de 2009

Clube do Inferno-sociedade secreta


O Clube do Inferno (inglês: Hellfire Club, clube do fogo do inferno) foi um clube privado frequentado pela elite inglesa do século XVIII. Foi em sua época mais ilustre presidido por Sir Francis Dashwood. Presume-se que suas reuniões constituiam-se de pródigas bebedeiras e orgias sexuais e, segundo crenças populares com menos fundamento, cultos satânicos e rituais de magia negra. Os encontros do Clube do Inferno eram realizados na Abadia de Medmenham, à margem do rio Tâmisa.

Sir Francis Dashwood (1708–1781), notório "bon vivant" e fundador do construtor de Hellfire Club, envergando o seu traje de jantar otomano.
O Clube do Inferno foi uma espécie de revival de um clube que existira previamente, na década de
1720, e sua primeira reunião realizou-se na sede desse clube, na Lombard Street, em Londres. Na inauguração, a associação contava com apenas doze membros mas cresceu rapidamente. A identidade de apenas sete dos doze membros originais foi confirmada: Francis Dashwood, Robert Vansittart, William Hogarth, Thomas Potter, Francis Duffield, Edward Thompson e Paul Whitehead. Especula-se que outras figuras ilustres participaram do clube e, embora não um membro oficial, Benjamin Franklin compareceu a reuniões do Clube. Formações posteriores contariam com mais de cem membros, entre nobres, burgueses e intelectuais.
Apesar do nome Clube do Inferno ter tido maior difusão, os membros costumavam chamá-lo por outros nomes, a maioria sátiras de nomes de confrarias religiosas, como Ordem dos Cavaleiros de West Wycombe, Irmandade de Saint Wycombe e os Monges de Medmenham. Os membros chamavam Sir Dashwood de
Abade e uns aos outros de Irmãos; as companhias femininas eram chamadas de freiras.

Sede do Hellfire Club - West Wycombe



A primeira sede do clube, no pub George and Vulture foi destruída em 1749, durante um incêndio provavelmente causado pelos excessos da reunião daquela noite. Para substituí-la, Sir Dashwood construiu um templo na sua residência, o West Wycombe Park, inaugurando-a durante a noite de Walpurgis de 1752. Entretanto a estrutura se mostrou incapaz de suportar grandes reuniões, passando a abrigar apenas pequenas sessões. Dashwood adquiriu mais tarde o terreno onde se encontravam as ruínas da Abadia de Medmenham, que foi reconstruída pelo arquiteto Nicholas Revett.
Em
1762 o clube debandou, devido a tensão entre facções internas e rivalidades políticas. Algumas brigas relacionadas ao Clube foram mesmo travadas em público.
O lema do clube era Fay ce que vouldras (faça o que quiser), uma frase do escritor
François Rabelais.





Curiosidade



O Clube do Inferno é o nome de uma sociedade de vilões inimiga dos X-Men. Essa sociedade foi inspirada no Clube do Inferno original, mas também e principalmente por outra paródia do Clube, que foi apresentada num episódio da série The Avengers. Tanto que um dos membros do Clube nos quadrinhos (Jason Wyngarde, o Mestre Mental) tem o nome baseado no de um dos atores da série (Peter Wyngarde).
O nome Hellfire Club foi adotado por várias casas de swing (troca de casais) em países anglófonos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATE 180 PALAhttp://www.blogger.com/blogoptionsfeed.g?blogID=1882529031343689104VRAS

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog