domingo, 5 de abril de 2009

premunicoes em sonhos

SONHOS PREMONITÓRIOS

Este é um tema que desperta uma curiosidade extrema em quase todo mundo. Afinal de contas, é possível um sonho prever alguma coisa? A resposta é muito complicada se levando em conta a dificuldade de provas científicas. Para simplificar diria que depende da crença internalizada na pessoa, ou promulga um ato de fé em dito acontecimento, ou simplesmente ignora tal episódio. Descarto apenas aquelas manifestações clássicas onde alguém acordou no meio da noite e recebeu a visita de uma parente que veio a falecer exatamente naquele momento. A pesquisa comprova que tais relatos geralmente são distorcidos, e que o sujeito em questão teve dito sonho após saber da notícia, e sua mente cometeu um equívoco temporal. Não estou generalizando todo o tipo desta experiência, apenas me baseio no que pude perceber nos detalhes de relatos desta natureza. O fato é que para quem acredita neste tipo de sonho vale uma regra: jamais alguém detém o controle ou pode consecutivamente perceber tais acontecimentos transcendentais quando assim o desejar. A experiência varia conforme o grau de apego ou ligação do indivíduo em relação a determinada pessoa ou evento. O próprio FREUD em sua clássica obra sobre a interpretação dos sonhos, se referiu a passagem bíblica sobre o sonho acerca da fartura e miserabilidade no EGITO; o livro do Pentateuco falava dos sete anos de abundância e conseqüente miserabilidade para aquele povo. Tal passagem prova como há milênios a mente humana é fascinada pela capacidade de prever algum acontecimento. Muitos achariam que tal obsessão está ligada ao apego ou ao medo da morte, devido que o sonho não deixa de ter o simbolismo desta última. Morremos diariamente, e o sonho possui um simbolismo de continuidade de consciência quando não detemos mais o controle sobre nosso organismo. Este enigma é o que mais assola o psiquismo da humanidade desde sua alvorada.
A psicologia de CARL GUSTAV JUNG, seguidor inicialmente de FREUD, chamou de sincronicidade o fenômeno dos sonhos premonitórios. A mesma seria uma ligação entre dois eventos sem uma aparente relação entre causa e efeito. O próprio JUNG quando estava rompendo com FREUD, relatou uma experiência nesse sentido: “Estavam conversando sobre eventos transcendentais, e FREUD sempre se colocava como cético perante tais fenômenos. JUNG então disse que naquele instante a estante faria um estralo, fato que aconteceu. Disse ainda que o fenômeno se repetiria, acontecendo novamente. FREUD então num ar de espanto teve uma ausência ou espécie de desmaio”. Posteriormente em um trabalho seu, FREUD negou todo o acontecido. Nos primeiros anos de minha formação, me surpreendi com um sonho de um rapaz com baixa instrução cultural. O sonho se referia ao famoso julgamento de NUREMBERG; sobre os crimes de guerra praticados pelos nazistas. Incrivelmente este rapaz que nem possuía o ginásio, acertou quando sonhou que 12 pessoas foram condenadas a morte(número exato das execuções); o mais impressionante é que conseguiu visualizar no sonho e guardar o nome em alemão de pelo menos seis pessoas e me contar. Notem que sonho não é de natureza premonitória, mas revela um fato histórico realmente ocorrido e que a pessoa desconhecia. Descartei que na época o mesmo pudesse ter lido alguma coisa a respeito, pois sua profissão exigia trabalhar umas 17 horas por dia, e mal entendia um texto que lhe mostrassem. Outro fato era que o rapaz vivia uma relação extremamente autoritária com seu pai, sendo que esta questão poderia ter desperto uma ligação com o que JUNG denominou de inconsciente coletivo, ou o acervo de todas as imagens, simbolismos e história da humanidade; se identificando inconscientemente e captando “arquivos” de um dos maiores períodos repressivos no decorrer dos tempos.
O próximo sonho é fantástico no tocante ao tema: “Sonhei que estava num avião a caminho de um país que não distinguia bem o nome, me pareceu(erit); havia muita discussão a bordo; de repente houve uma forte explosão e senti que todos morremos. Na última visão enxerguei cerca de umas 50 pessoas desesperadas”. Este sonho me foi contado por um colega de faculdade no dia 03 de janeiro de 1986. Por volta do dia 18 do mesmo mês e ano, li uma reportagem que dizia que ocorreu um desastre aéreo na ETIÓPIA(antiga ERITRÉIA) no dia anterior, sendo que 54 pessoas morreram, e a causa suposta do acidente talvez fosse um atentado contra o governo marxista daquele país na época. A princípio a reação foi como se fosse um comum filme de suspense, mas os fatos falam por si mesmo, e como disse anteriormente cabe a cada um a escolha sobre o que acreditar. Qual a lógica deste tipo de sonho, e por que alguém pode ter uma suposta previsão com um acontecimento em uma região tão distante? Difícil responder, apenas devemos continuar a pesquisa num caráter sério para entendermos melhor os mecanismos que possuímos e usamos sem nenhum propósito lógico, até por que a mente nos dá uma mensagem de total obscurantismo quando o assunto requer uma atenção que foge dos padrões de nossa racionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATE 180 PALAhttp://www.blogger.com/blogoptionsfeed.g?blogID=1882529031343689104VRAS

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog