domingo, 26 de abril de 2009

transtorno bipolar


Conhecendo o inimigo



No passado, o transtorno bipolar era conhecido pelo nome de psicose maníaco-depressiva, uma



doença psiquiátrica caracterizada por alternância de fases de depressão e de hiperexcitabilidade.


Nesta fase,


a pessoa apresenta modificações na forma de pensar,


agir e sentir e vive num ritmo acelerado,


assumindo comportamentos extravagantes



como sair comprando compulsivamente tudo o que vê pela frente.


Sabe-se que os transtornos bipolares


estão associados a algumas alterações funcionais do cérebro


que possui áreas fundamentais para o processamento de emoções,


motivação e recompensas.


É o caso do lobo pré-frontal e da amígdala,


uma estrutura central que possibilita o reconhecimento das expressões fisionômicas e das


tonalidades da voz.


Junto dela, está o hipocampo que é de vital importância para a memória.


A proximidade dessas duas áreas explica por que não se perdem as lembranças de grande


conteúdo emocional.


Por isso, jamais nos esquecemos de acontecimentos que marcaram nossas vidas,


como o dia do casamento,


do nascimento dos filhos


ou do lugar onde estávamos quando o Brasil ganhou o campeonato mundial de futebol


.Outro componente envolvido com os transtornos bipolares


é a produção de serotonina no tronco-cerebral (o cérebro arcaico),



uma substância imprescindível para o funcionamento harmonioso do cérebro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATE 180 PALAhttp://www.blogger.com/blogoptionsfeed.g?blogID=1882529031343689104VRAS

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog