sexta-feira, 8 de maio de 2009

SACRIFÍCIO HUMANO


Os Rituais



Os sacrifícios humanos




Os relatos mais minuciosos sobre os ritos de sangue maia provêm do Período Pós-Clássico.


Entre eles, a cena da extração do coração de um guerreiro para oferecê-lo aos deuses.


Os jovens guerreiros pertencentes às elites inimigas eram as presas mais cobiçadas.


No caso de capturar um governante,


ou um chefe principal, a vítima era reservada para ser


decapitada durante uma cerimônia especial.



Por outro lado,


quanto mais distante fosse o povo de um cativo,


geográfica ou culturalmente,


mais os maias o depreciavam para o sacrifício.


Segundo Todorov, as vítimas preferidas deviam ser


simultaneamente,


estrangeiras e próximas.



Os métodos de sacrifício eram diversos.


Durante o Período Clássico foi posto em prática


o esquartejamento,


realizado em ocasiões durante o jogo de bola.



O Templo dos Jaguares e dos Guerreiros em Chichén Itzá


foram âmbitos privilegiados para a prática dos sacrifícios


humanos.



Os cronistas espanhóis descrevem o equipamento dos


sacerdotes:


resina de copal para utilizar incenso,


pintura negra e facas de sacrifício.



Segundo o pensamento maia,


os ritos eram imprescindíveis para garantir


o funcionamento do universo,


os acontecimentos do tempo,


a passagem das estações,


o crescimento do milho,


e a vida dos seres humanos.


Os sacrifícios eram necessários para assegurar a existência dos


deuses,


repondo seu consumo periódico de bioenergia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATE 180 PALAhttp://www.blogger.com/blogoptionsfeed.g?blogID=1882529031343689104VRAS

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog