sábado, 7 de abril de 2012

Significado e símbolos da Páscoa


SignificadoSignificado e símbolos da Páscoa e símbolos da Páscoa

O significado da Páscoa


A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes na nossa cultura pois celebra a ressurreição de Jesus Cristo que depois de morrer na cruz, teve seu corpo colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.


Entre os povos europeus (inclusive os gregos), há milhares de anos atrás, era feita uma festa para comemorar a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março, pois entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estavam ligados a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos. A festa era realizada geralmente na primeira lua cheia da época das flores.

Já a Páscoa Judaica encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo. Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egito, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos, além de estar relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egito.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Significado e símbolos da Páscoa

Mas e o coelho e seus ovos de Páscoa?


A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.
Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos.
No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.
Mas o correto é que a figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade, já que o coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades, os ovos, também relacionados à fertilidade, pintados com cores brilhantes e enfeitados, representam também a luz solar, um presente.
Significado e símbolos da Páscoa

E de onde veio o chocolate?


Alguém sabe o que é “Theobroma”?
“Theobroma cacao” é o nome científico do chocolate, chamado de “alimento dos deuses” pelos gregos.

Mas essa história de chocolate na Páscoa começou mesmo entre as civilizações Maia e Asteca, que consideravam o chocolate sagrado, tanto quanto ouro. Os Astecas chegaram a usá-lo como moeda, isso serve para se ter uma noção de quanto valia o chocolate naquela época (informação destinada àqueles que reclamam de ter que comprar chocolate para dar de presente nessa épocado ano hehehe).

Em meados do século XVI, acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam, isso mesmo ‘bebiam’. Em grande parte de sua história o chocolate foi consumido apenas como uma bebida.
Como se já não bastasse tudo isso, o chocolate também já foi considerado: pecado, remédio, ora sagrado, ora alimento profano, enfim…

E porque todo ano a Páscoa cai num dia diferente?


O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia 21 de março ou depois (a data do equinócio).
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril.
A seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário.










e não se preocupe com o ganho extra de calorias nesse domingo de páscoa!!!  
a corpo perfeito tem a solução!!! com os melhores emagrecedores do mercado!!!


andreia caetano 
piumhi/mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATE 180 PALAhttp://www.blogger.com/blogoptionsfeed.g?blogID=1882529031343689104VRAS

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

MEDICOS

Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

Digital Alarm Clock

Seguidores

Loading...
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget

moticias importantes diarias

Loading...

Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

Google Search

PARA MUDAR SUA VIDA

Share It

Ocorreu um erro neste gadget

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Countdown

Pesquisar este blog

Carregando...
Ocorreu um erro neste gadget
Ocorreu um erro neste gadget