segunda-feira, 6 de abril de 2009

ciencias ASTEROIDES PERIGO NO CEU





Um dia qualquer de dezembro. Um imenso pedaco de rocha com 8 quilômetros de diâmetro, avanca direto sobre a Terra, ameaçando extinguir a vida no planeta de uma tacada só. Os técnicos da Nasa tém apenas seis dias para tentar desviar ou destruir o bólido assassino, evitando assim o apocalipse. Se vocé nunca ouviu falar desse episódio aterrador, não estranhe. Ele só aconteceu nas telas de cinema e video. Esse é o tema do filme Meteoro. de 1979.


Mas, quando se trata de cometas e asteróides, nem todo susto fica na ficção. Os estudantes de Astronomia Timothy Spahr, da Universidade da Flórida, e Carl Hergenrother, da Universidade do Arizona, sentiram na própria pele um pavor semelhante ao retratado no filme. No final de maio de 1996. eles descobriram uma manchinha luminosa que vista pelo telescópio, dobrava de tamanho a cada 48 horas. Quatro dias depois. um asteróide que tinha de diametro o equivalente a um prédio de 178 andares passou a penas 448 000 quilómetros da Terra - um pouco além da nossa vizinha mais próxima, a Lua. Isso quer direr que, em termos astronõmicos, o megaedificio voador tirou uma fina da gente. Foi aterrador , contou Hergenrother a revista americana Time. 'Eu me senti antevendo a destruicão de uma cidade. de um Estado ou até de um pequeno país inteiro. Poderia ser pior. Os astrônomos calculam que um ...astrônomos calculam que um choque desses causaria uma explosao maior do que a detonacão de todo o arsenal nuclear americano. Como Spahr e Hergenrother, centenas de astrônomos profissionais e amadores estão em busca dessas ameaçadoras pedras que, quando entram na atmosfera terrestre. Se transformam em bolas de fogo e são chamadas então de meteóros. Um dos mais novos times de cacadores está no projeto neat (sigla para Rastreamento de Asteróides Próximos da Terra. em inglés). da nasa e das Forcas Armadas americanas. De dezemhro de 1995, quando comecaram a operar. até agosto passado, os pesquisadores do heat já localizaram um cometa e cinco asteróides desconhecidos, cujos trajetos cruzam a órbita da Terra em torno do Sol. Cada um desses pedregulhos celestes tem mais de 3 quilômetros de diâmetro. Eleanor Helin. líder da equipe do neat, garante que nao há previsao de trombada iminente. Mas pelo menos tres deles podem um dia chegar perto demais. E se não os vimos antes, isso significa que existe uma grande chance de haver outros corpos desse tipo aqui por perto.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATE 180 PALAhttp://www.blogger.com/blogoptionsfeed.g?blogID=1882529031343689104VRAS

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog