sexta-feira, 15 de maio de 2009

Amor não tem idade



Amor não tem idade



Não transforme o namoro com alguém mais novo numa guerra em família
Por
Cynthia Magnani • 15/02/2008
"Amor não tem idade", frase
muito propagada e defendida por várias pessoas. Até aí, tudo bem, mas quando a diferença de idade atinge os próprios pais, a história muda de figura. Imagina descobrir que seu pai ou mãe está namorando uma pessoa da mesma idade que você? É, nem sempre a reação dos filhos é boa e o namoro, que deveria ser motivo de extrema felicidade, acaba se tornando dor de cabeça e um enorme problema familiar...


Cinco anos depois da separação dos pais, a estudante Julia Almeida, 27 anos, se deparou com uma situação inusitada. Sua mãe, Glória, 54, encontrou a felicidade ao lado de um jovem de apenas 28 anos. "Ela demorou uns seis meses para apresentá-lo a mim, e antes de fazer isso, fez questão de me contar a idade dele numa conversa meio séria, em casa, só nós duas, para que eu não tivesse uma reação negativa ao perceber que ele era muito mais novo que ela", conta.


Apesar do susto inicial, Julia foi bastante compreensiva e esperou para tirar conclusões sobre o novo "padrasto" apenas depois de conhecê-lo melhor. "Ele foi lá em casa algumas vezes, conversamos sobre muitas coisas, e só depois de um tempo minha mãe perguntou o que eu havia achado. Eu só perguntei se ela estava feliz e disse que isso era a única coisa que me importava. Nos abraçamos e ficamos muito emocionadas". De acordo com a estudante, hoje em dia, eles são como uma família. "Nos respeitamos muito e o trato como um amigo, aliás, muito divertido. Saímos, fazemos churrascos, vamos a festas - os três juntos!", diz, animada.


O empresário Kassio Lima, 53 anos, não teve a mesma sorte e sua convivência com a filha Anne Marie, de 25, parece ter ruído depois do início do namoro com Camila, também com 25 anos. "Foi maravilhoso conhecer a Camila. Depois que começamos a namorar minha vida passou a ser muito mais leve e divertida! Entramos juntos em uma aula de dança de salão, coisa que eu queria fazer há muito tempo, mas minha ex-mulher não gostava. O problema é que minha filha começou a sentir muito ciúmes de nossa relação e passou a se afastar de mim. Eu a procuro para sair, ligo quase todos os dias, mas ela não me atende, sempre diz que tem compromissos e que não pode me encontrar. Essa é a única coisa que falta para minha vida ficar completa", lamenta Kassio.



Bárbara Muniz, de 22 anos, deve entender a situação de Camila, pois passa pelo mesmo caso. Depois que o pai, Josias, 51 anos, arrumou uma namorada de parcos 20 aninhos, começou a freqüentar boates, churrascos dos amigos dela, festinhas aonde só vão pessoas dessa faixa etária. A filha reclama. "O que mais me irrita é que quando ele ainda estava morando com a minha mãe, dizia odiar tudo isso. Sempre que ela o chamava para sair, falava que estava cansado, sem disposição. Ele é ridículo!"




Muita, muita conversa



"Muitas vezes a situação é difícil, e só muita conversa pode melhorar o clima familiar quando um dos pais resolve namorar uma pessoa da mesma idade dos filhos", afirma o psicólogo familiar Pedro Vaz. Uma separação por si só já costuma ser um processo traumático, e para não causar melindres nos filhos, que podem se sentir preteridos pelos pais, Pedro afirma que transparência e carinho também são praticamente infalíveis. "A conversa é fundamental, sempre, mas se mesmo com toda a transparência o seu filho não compreender ou não aceitar a situação, pergunte se ele preferia descobrir por meio de outra pessoa. Assim, perceberá que você agiu de maneira honesta e que está em busca de felicidade. Além disso, os momentos a sós com eles precisam ser ainda mais intensos, para que haja ciúmes, afinal, é preciso entender que os pais estão em busca de um companheiro, e não em busca de outro filho", aconselha.


Privacidade é outra palavra-chave nesse complicado processo familiar.
"Sem ela, nunca haverá respeito, e a iniciativa deve partir dos pais, que são os responsáveis pela educação e por grande parte da formação do caráter dos filhos", afirma Vaz.


Lúcia Magno, 58 anos, agiu exatamente desta forma e hoje colhe os frutos de um estável
relacionamento com seu namorado, 30 anos mais novo que ela e apenas dois anos mais velho que seu filho, Mateus.
"Sempre respeitei a privacidade dos meus filhos.

Quando comecei meu relacionamento, tratei logo de conversar com toda a família e já os preveni de que não aceitaria falta de respeito, pois sempre fui muito gentil com as namoradas de meus filhos e queria receber o mesmo tratamento.

Fui rapidamente compreendida e logo meu namorado se tornou parte da família, sendo bem recebido por todos", comenta ela, acrescentando ainda que "amor e respeito são, sempre, a base de qualquer relação bem-sucedida,

seja entre pais e filhos ou entre homem e mulher".
E ISSO AI GENTE NADA DE PRECONCEITO.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATE 180 PALAhttp://www.blogger.com/blogoptionsfeed.g?blogID=1882529031343689104VRAS

Marcadores

ANDREIA

SOU EU COMO UM NOVO ASSUNTO A CADA DIA

gente

tem assuntos bem variados e interessantes ....
vou adorar a visita e os comentarios de cada um de voces.

amigos..........

bem vindos amigos

Minha lista de blogs

Seguidores


Arquivo do blog

eu me amo

minha vida melhora a cada dia
eu me aprovo em cada ato
e sei que o universo tambem
me apoia

andreia

tudo

PARA MUDAR SUA VIDA

Powered By Blogger

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

http://andreiatudoumpouco.blogspot.com/

Pesquisar este blog